VOCÊ TEM FOCO?

Pode até parecer que estranho, em pleno 2021, perguntar para alguém se ele tem foco já que, a cada dia, o mundo parece estar tão “focado” nas distrações! Ops, isso é confuso? Espera que irei por outro caminho mais tranquilo…

Eu tenho a impressão de que, todos os dias, somos “bombardeados” com tanta informação que corremos um sério risco em entrarmos na distração e passarmos semanas, meses, quem sabe anos ali ((SEM)) percebermos MESMO o que está acontecendo “e” nem estou falando sobre o que está acontecendo no mundo, estou mesmo dizendo ao nosso redor, bem pertinho de nós.

Talvez, e “só” talvez, você conheça algum casal (por exemplo) que é tudo menos um casal feliz, mas que estão muito ocupados para reconhecer que suas vidas terminaram, que apenas vivem debaixo do mesmo teto e, acrescentaria, que nem tanto tempo assim debaixo deste teto, pois passam a maior parte do tempo na rua, vivendo suas vidas.

Em duas décadas de consultório eu nunca havia atendido, como agora, tantos casos de pessoas ansiosas (minha especialidade) e de pessoas que não conseguem realizar porque, em algum momento da vida, se perderam e nunca mais conseguiram focar e, por favor, NÃO pense que estou sendo um exagerado ou potencializando tais resultados, pois não estou! Caímos (inclusive eu), em buracos de distração sem fim e, com isso, deixamos de viver no presente, deixamos de aproveitar melhor a vida, de realmente vivermos.

Todos os domingos faço uma live, no meu perfil do Instagram, que eu chamo carinhosamente de “Entrando em Transe” no horário das 17h do Brasil e das 21h de Portugal e o tema do dia 17/10/2021 será FOCO!

Por que eu escolhi este tema? Acredito que as pessoas precisam, e muitooooooo, voltar a respirar, a desacelerar, a olhar para o que está acontecendo e, SIM, às vezes dói e, na sequência, trabalhar para transformar tudo isso!Eu aprendi com a minha nutricionista, Sheila Costa, que a minha compulsão alimentar era falta de atenção, sabotagem e, no meu caso “das grandes”. Entre muitas coisas que trabalhamos, uma que ficou muito visível foi como eu estava ligado no “automático” da vida! Isso fez “a” diferença para mim e compreendi, inclusive, que falava muito sobre estar no automático, falava muito sobre distrações e não tinha percebido que havia caído nela.

Quando foi a última vez que você se alimentou conscientemente? Que realmente conseguiu olhar para o que está ao seu redor, percebendo que havia coisas para serem resolvidas e estavam sendo adiadas justamente porque você estava contando uma historinha que não tinha tempo enquanto, na verdade, estava “em distração”?

Sabia que muitas pessoas fogem de algumas situações para evitar a “DOR” e isso destrói suas vidas? Elas vão empilhando desculpas, construindo muros, se afastando de tudo e todos ao ponto de viverem em “mundinhos” personalizados que ((parecem)) reais e são muitoooo, mas apenas para elas!

VOCÊ TEM FOCO?

Vou trazer aqui cinco dicas que irão ajudá-lo a aumentar o seu FOCO lembrando que, quando você ajusta o seu foco, diminui a sua ansiedade, desacelera a sua mente “e” aumenta suas chances em realizar coisas extraordinárias em sua vida:

1. Utilize check-list diariamente
Eu não inicio o dia sem escrever no papel o que farei naquele dia. Algumas pessoas fazem isso na noite anterior mas eu faço no próprio dia, principalmente por ter uma agenda dinâmica de consultas. Olho para minha agenda no celular, vejo minhas consultas, intervalos e organizo meu dia.

Claro que há dias que eu tenho sessões das 8h às 20h e não tenho tempo para colocar muitas atividades extras, mas eu preciso de intervalos e, pelo menos, dois mais longos para fazer exercícios de respiração e escrever!

2. Diga NÃO!
Steve Jobs dizia que o foco é dizer “NÃO” e, de todas as definições que já estudei, esta é a melhor (para mim). Você pode perceber que as pessoas que dizem SIM para tudo “e” todos, assumem muitas coisas e não fazem bem nenhuma!

Peço desculpas se você é uma destas pessoas e, pior, se vive na ilusão que consegue ser multitarefas e ter ótimos resultados em alguma área. Dizer NÃO (para mim) se tornou uma chance tão importante e eu digo muito mais ((NÃOS)) hoje e, os poucos sins que digo, são importantes para que eu consiga mergulhar com profundidade e fazer entregas congruentes.

3. Meditar!
Hoje eu meditei e fiz assim em todos os dias dos últimos 24 meses. Eu medito diariamente pela manhã, antes de iniciar minha rotina matinal, pois isso me ajuda a desacelerar, a mandar mensagens certas para a minha mente “e”, principalmente, a focar no meu dia! Esvaziar a mente ((para mim)) faz toda a diferença, me ajuda a direcionar todas as minhas outras atividades e, acredite, no início eu não conseguia.

4. Eliminar distrações
Estou escrevendo este artigo no café de um hotel em Lisboa e, claro, ao meu redor há pessoas e barulhos mas, antes de iniciar, escolhi uma playlist de músicas para ouvir com os fones de ouvido e um lugar onde teria menor contato visual com as pessoas e desliguei a internet.

Estes detalhes são importantes e, antes que você pense que eu ficarei incomunicável, nãooooo mas, por um período sim! Quando eu preciso estudar uma matéria ou construir um protocolo específico para um cliente, faço o mesmo e, normalmente, uso o método pomodoro, conhece? 25 minutos de hiperfoco sem distrações e 5 minutos completamente descontraídos. É claro que eu não faço isso o dia todo mas, às vezes, faço dois ou três ciclos de 25 minutos.

5. Clareza mental
Tão importante como as outras, a clareza mental é tudo! ((Para mim)) é a mais importante das cinco, pois quando eu sei o que quero e consigo enxergar o impacto que aquilo terá na minha vida, consigo colocar “INTENÇÃO” e, colocar intenção, faz “a” diferença na minha vida! Muito mesmo.

Tenha clareza mental do que realmente você quer para a sua vida! Eu tenho clareza de onde quero estar, com quem quero estar e o que estarei fazendo em janeiro de 2030! Isso não me deixa ansioso, muito pelo contrário, me deixa com a ideia real do que preciso fazer hoje para que este 2030 seja “exatamente” como eu desejo, compreende?

FOCO É SABER DIZER NÃO!

Lembre-se que, todos os domingos, estou “ao vivo” no Instagram, com o programa “Entrando em Transe” e o tema para o dia 17/10/2021 será sobre FOCO. Se você estiver lendo este artigo depois desta data, não se preocupe pois eu deixarei gravado, no meu perfil do Instagram, para somar, de alguma forma, no seu aprendizado. Só peço que, se passar por lá, deixe seu like e um oi para eu saber que você passou por ali.

Até a próxima,

Eric Pereira
Terapeuta e Escritor
Instituto Ponto de Equilíbrio

Instagram:  @ericpereira_oficial/
WhatsApp +351 912607888