Ontem um amigo do desenvolvimento pessoal me trouxe uma série de sugestões no meio de uma conversa e em todas elas a “ideia dele” era eu cobrar algo pelo que hoje dou gratuitamente, como os podcasts, lives e alguns seminários. Eu compreendi, suas “teorias” e a mais forte delas é o facto de acostumar mal as pessoas….
Ok! Foi mesmo um bom papo e hoje acordei pensando sobre isso e vou compartilhar aqui o que disse a ele e mais algumas coisas.
Eu cobro para atender pessoas, tanto em consultório (Hipnoterapia), quanto em processos de coaching, cobro pelos meus programas terapêuticos e formações e acho certo tudo isso, pois esta é a minha profissão, o meu negócio e realmente possuo um conjunto de importantes habilidades para transformar a vida das pessoas. Porém, dar conteúdos gratuitamente é uma espécie de agradecimento ao Universo por tudo o que recebo, conseguem compreender isso?
Sou apaixonado por escrever, por estar aqui neste momento sentado, tomando o meu café quentinho e deixando as palavras saírem da minha mente e irem até vocês e juro que quase que sinto a reação das pessoas…. E isso de alguma maneira me encanta e muito. Às vezes (e muitas vezes) me pego sorrindo quando escrevo algo que acho que vai ser interessante, engraçado ou quem sabe até curioso e sim, este sou eu! Tem pessoas que ajudam de outras maneiras as pessoas e gosto imenso de pensar que eu ajudo desta forma, trazendo dicas, apresentações soluções “e” até às vezes falando uns palavrões e sendo muitoooo frontal.
Ao som de um bom jazz e com a mente livre, sento e escrevo e todos os dias os meus textos são excelentes? Claro que não!!! Tem dias que são incrivelmente bons. (Rindooo). Eu tenho consciência que tem dias que não agrado a todos, mas nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos e penso que meus textos ou podcasts nem servem para todos, às vezes escrevo sobre ansiedade e quem não a tem, não vai mesmo gostar, entende? Mas um dia chego àquele coraçãozinho também com outro tema e por aí vai.
Me chamam de narcisista, egocêntrico, dizem que tenho um Ego gigantesco, egoísta e já recebi outros nomes bem piores, mas o facto é que está tudo certo, enquanto passo de 500 textos escritos, mais de 250 podcasts, aqueles me criticam muitas vezes estão atrás de um computador apenas sendo quem conseguem ser (ops, exagerei, né?!), enfim, se cada um de nós conseguíssemos contribuir um pouco mais com as pessoas, como seria o mundo em que vivemos? Pense……
Passar a maior parte do tempo apontando o dedo para o que não é bom (na sua visão, é claro) Não soma na vida das pessoas! O que soma é atitude, ação, ir lá e fazer, como eu que faço todos os dias…. Que tal se cada um de nós fizesse a sua parte? E já disse isso em uma palestra e uma pessoa disse, mas eu não sei escrever! E está tudo certo, então distribua o que outras pessoas escrevem ou gravam, busque outra maneira de ajudar as pessoas – Às vezes tem alguém próximo a você que precisa de ajuda, então vá lá e contribua.
Já falei isso algumas vezes, mas o mundo está cheio de pessoas dizendo que quando forem ricas vão ajudar aqueles que necessitam…. “Se eu ganhasse mais faria muito mais!” Nos últimos anos fiz muitos eventos para angariar brinquedos para as crianças no natal, alimentos e até cobertores e lembro de algumas pessoas me agradecerem e falarem que também gostariam de fazer mais pelo próximo, mas não podiam e nestas conversas eu percebi que elas podiam sim fazer muitas coisas, apenas não sabiam que podiam.
Você pode renuir um grupo de amigos e pedir 1 kilo de alimentos e sim, eu disse 1 kilo, apenas 1 e se tiver 20 amigos que façam isso, já terá 20 kilos, agora se estes seus amigos forem muito legais e cada um deles pedirem a mais 20 amigos? Eitaaaa, acho que precisará de um carro maior para levar tanta comida, né? E pode doar isso a um lar de idosos ou de crianças.
Uma vez arrecadei fraldas descartáveis e sinceramente foram milhares de fraldas! Eu lembro de entregar em 9 instituições diferentes no Brasil e é indescritível a cara das pessoas, a felicidade, a g.r.a.t.i.d.ã.o….Claro que podemos fazer mais pelas pessoas! Eu não tenho a intenção de salvar o planeta! Juro que não e nem me venham convencer que consigo, pois estou muito ocupado sendo feliz esta semana – Porém, consigo salvar a vida de algumas pessoas e sinceramente isso já me alegra e muito! Imensamente! Então quem sabe você também consiga se alegrar em fazer a sua parte e este é apenas um pensamento, pode ser que não goste da ideia e não o vou julgar “ou” condenar por isso, mas se dentro desta sua vida ocupada e dinâmica, tiver tempo para contribuir um “bocadinho” com outras pessoas…. Tenho certeza de que elas ficarão felizes, eu ficarei feliz, você será mais feliz e o “sistema” todo irá vibrar dentro de uma gratidão.
Se gosta da ideia, escreva algo aí em baixo para eu saber!
Tenho um GRUPO VIP no Telegram e será um prazer imenso ter sua presença lá. Clique aqui para participar!