Cresci ouvindo os “adultos” ao meu redor dizendo: “Todo o dia é dia de luta”, “hora de ir pra guerra” …. Lembro da minha mãe no domingo à noite dizer: “Hora de dormir que amanhã a (guerra) começa! Matamos um leão por dia!” e claro que com tantas programações, induções “parecidas” cresci “alerta total” e penso que demorei anos para compreender que não precisava “lutar” para viver uma boa vida todos os dias.
E a minha pergunta aqui é e você quanto tempo precisou para despertar para uma vida sem ter que matar um leão por dia? Ou ainda vive nesta programação de ter que lutar muito pelo que deseja? Estou muito curioso para saber!
Sendo terapeuta, ouço muitas queixas emocionais e dentro destes relatos sempre fica claro pra mim que alguns dos meus clientes “ainda” estão condicionados com as programações que receberam na infância “e” que muitas vezes até foram fortalecidos na adolescência.
Acredito que é para isso que temos que olhar com atenção e carinho, pois ouço pessoas falando em traumas, em medos em como estão limitadas e jamais vão conseguir e “até” as compreendo, porém quando vou mais fundo nestas conversas terapêuticas enxergo nitidamente que existe ali um condicionamento forte, com emoções associadas que fazem com que estas pessoas carreguem memórias, ideias por toda uma vida….
A minha mãe dizia muito pra mim, durante a minha adolescência: “Acorda! Passarinhos que não deve nada pra ninguém já está lá fora cantando…” e por um tempo, me peguei falando isso para os meus filhos! Além de acreditar, ainda repassava! (rssss), louco tudo isso, né? E aqui estamos apenas falando sobre “sair para lutar todos os dias” e todas as outras programações que foram inseridos em nós? As diretas e as indiretas!
Quer ver uma indireta? Lembro de estar conversando em uma aula de geografia e a minha professora me pegar “pela orelha” e me colocar de castigo na biblioteca! E gritar comigo: “Vai ficar aí sozinho para aprender, pense no que fez!” Só isso já daria um mega artigo, pois se aprendemos que estar de castigo é ficar em uma biblioteca, repleta de livros, já posso não ter uma boa associação com os livros, concorda? Depois estar sozinho é um castigo? Às vezes penso que é por coisas como estas que as pessoas não sabem estar sozinhas e até buscam alucinadamente companhia! Mesmo más, tóxicas, mas é melhor que estar sozinhas! (faz sentido pra ti?).
E estar de castigo me obriga a pensar sobre o que fiz? Olha, este conjunto todo não é nada bom para recebermos e “ainda” por cima vindo de alguém que tem autoridade! Uma professora e que lá dentro de mim já existe a programação que ela sabe, que ela vai me instruir, me ensinar. Que devo prestar atenção no que ela diz e “como” diz! A minha mãe constantemente dizia: “Presta atenção no que a professora diz, para aprender!”
Compreende o que estou dizendo aqui?
Leio muito e vejo imensas “teorias” por aí! Inclusive algumas “científicas” que afirmam que a vida é mesmo assim “e” que lutar pela sobrevivência é essencial e inevitável e peço desculpas aos estudiosos que se dedicaram anos estudando para dizer “e provar” que precisamos lutar com unhas e dentes (Expressão muito brasileira), mas não acredito que precisa MESMO ser assim. Por favor! Podemos nos antecipar, nos preparar, olhar com olhar mais inteligente para o que está ao nosso redor!
Podemos compreender, analisar com mais atenção, construir um plano de ação com mais carinho e executar com mais inteligência e amor. Pra mim, está mais do que claro que o difícil, o impossível só existe até que alguém vá lá e faça acontecer. Só!!! Depois disso outro faz, outro “aperfeiçoa” o caminho e faz em menos tempo e depois alguns conseguem facilitar o processo….
Finalizarei dizendo que é “óbvio” que acredita no que desejar! E sim…. Sabemos disso, porém tenha em mente que pode estar vivendo sua vida carregando programações, ideias que não lhe pertencem mais “ou” ATÉ QUE NUNCA PERTECERAM. Pode ser que esteja aí se enrolando, porque não tem as suas metas claras!!! Pode estar preso a condicionamentos que faziam sentido para seus pais, familiares e até professores, naquela época!!! Porém hoje, não mais, né?
Então pare de LUTAR! Para de seguir “a manada”, coloque clareza nos seus reais objetivos e faça acontecer! Ahhh… E pare de arrumar desculpas ou contar historinhas, ok? É pra fazer acontecer MESMO.
Lembre-se que todas as terças e quintas tem artigo novo no blog e todas as segundas, quartas e sextas, #podcast e pode ouvir em várias plataformas!