Contribuição|Pense Bem|Apenas mais uma Reflexão|Eric Pereira|
Existe um provérbio dinamarquês que diz: “É melhor perguntar duas vezes do que se perder uma vez”
Há poucos dias eu li em um livro que Sócrates era considerado sábio, não porque soubesse todas as respostas certas, mas porque sabia fazer as perguntas certas. Quando li isso logo pensei que aquele trecho daria um belo e longo artigo, mas será a minha contribuição neste domingo.
Lembro que em muitas formações eu tinha um pouco de vergonha (Eu com vergonha, dá para imaginar isso?) de fazer perguntas e ficava rezando para alguém da turma perguntar, mas quando isso não acontecia saía da aula sem saber nada e tinha que buscar informações no manual ou na internet.
Seja um Dr. Perguntas e não tenha vergonha disso… pergunte tudo a todos e compreenda mesmo sobre o que desejar, pois é muito, muito importante, termos a informação. O mundo está cheio de pessoas que acham que… E quando sabemos um pouco mais, saímos na frente em qualquer situação da vida.
Quando comecei a escrever artigos, ficava esperando alguém ir lá no meu blog ler e comentar e ninguém ia lá, até descobrir que o Google tinha ferramentas que poderiam me mostrar precisamente quantas pessoas tinham lido aquele blog. Aí me assustei ao ver que alguns artigos chegavam a ter mais de 2000 visitas. Mas…porque é que ninguém nunca comentava nada?
Fui perguntar e a maioria das pessoas responderam: Pode comentar? Rsss…
Entenderam onde quero chegar? Se não perguntamos, jamais saberemos a informação, a resposta e aí acontece dois efeitos muito comuns – Um deles é permanecer na ignorância e decidir não evoluir ou acharmos que… Que gosto mesmo de atribuir a este segundo grupo de pessoas o apelido de “bola de cristal”, pois adivinham, julgam o que aconteceu, mas nunca perguntam porque aconteceu….rs
A Live que faço aqui no grupo é decidida por quem? Pela maioria, pois apenas sugiro temas. Acreditem que algumas vezes eu torço para que seja escolhido um tema específico e vocês juntos (A maioria), escolhe outro e isso só acontece, porque EU PERGUNTEI.
Perguntar faz toda a diferença e saber como elaborar a pergunta também, é claro. Então quando tiver uma dúvida aqui no grupo, na vida ou em qualquer posição da vida, por favor – PERGUNTE!!!
Lembro com riqueza de detalhes, quando um cliente me disse há 3 semanas via Skype que queria saber se podia me contar algo muito íntimo, mas sua maior preocupação era se eu gravava as sessões (via Skype) e na posição dele, preferia não ter este (vamos chamar de segredo) gravado.
Quando ele me contou o que era, logo pensei que “se” tivesse me perguntado na primeira sessão, eu já saberia desta “importante” informação e teria feito tudo diferente na segunda sessão e na terceira, pois esta pergunta só foi feita quase nos 90 minutos da terceira sessão. Rssss
Uma pergunta certa, com absoluta certeza pode TRANSFORMAR um resultado!
Espero que esta contribuição tenha de alguma maneira feito você “se” perguntar algumas coisas e que sua mente sábia também saiba responder e que a partir deste segundo sempre pergunte!!!
Quer arriscar uma pergunta nesta contribuição? Talvez algo que sempre teve vontade de perguntar e não achou oportuno ou teve medo da resposta ou …sei lá o que?
Aguardo seus comentários… Ou perguntas!