POSTURA

Contribuição|Pense Bem|Apenas mais uma Reflexão|Eric Pereira|

Não sou fisioterapeuta e não estou falando de postura corporal aqui.
Bom, pensando bem até falaremos nesta contribuição também sobre postura corporal, mas entenderá mais adiante.

Esta semana estava eu com um cliente em consultório em uma sessão de Coaching e ele chegou e começou a chorar. Eu fiquei ali por alguns minutos (Longos minutos) vendo ele chorar, mas como não quis atrapalhar o processo dele, me levantei, fui preparar um chá, ofereci e ele recusou e ele foi diminuindo o choro.

Sua primeira pergunta foi: Percebe-se que estou mesmo mal, né?
E eu devolvi a pergunta: Achas que sim? E ele num tom mais forte e alto disse: Claro, né!!! Estou chorando sem parar e o senhor nem disse nada.

E eu nem sabia que deveria dizer algo quando alguém chorava (Foi o que pensei), mas como não sou daqueles profissionais que oferece colo, logo dei-lhe os parabéns por tal postura! Pois ele estava fazendo tudo certo! Era a postura ideal, os gestos corretos e as palavras ideais para ser considerado um depressivo, mas como não achei o meu carimbo para rotular: DEPRESSÃO!!! Mudei logo o meu discurso.

O tempo TODO nós temos posturas diferentes para nos expressar.

Em 1950, Albert Mehrabian, o pioneiro no estudo da linguagem corporal, apurou através de pesquisas que transmitimos as nossas mensagens na seguinte proporção: 7% – Verbal (somente palavras) 38% – Vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entoação) 55% – Não Verbal (incluindo gestos, expressões faciais, postura e demais informações expressas sem o uso da palavra).

55%? Isso significa claramente que A MAIOR PARTE da nossa comunicação é corporal e envolve a nossa postura. Quando este cliente de ombros caídos, olha baixo, chorando e mesmo para baixo (Corporalmente), ele transmite de maneira correta o que está sentindo e “consegue” transmitir a sua mensagem que alguém (que não fui eu) o rotulou como depressivo e etc…

Mas quando eu levanto a cabeça, coloco os ombros para trás, coloco um sorriso no rosto e mudo A MINHA POSTURA, consigo claramente, mudar a minha maneira de pensar, de se expressar de agir… Ou você já viu algum depressivo por aí, cantarolando, com sorrindo no rosto falando sobre a sua tristeza e como sente tãoooooo depressivo em uma linda manhã de sol?

Eu sempre disse em minhas palestras que conhecimento é importante, mas que a postura É MESMO TUDO e continuo a pensar assim. A pergunta que não quer calar nesta terça-feira é: Qual a sua postura neste momento lendo este texto?

Desejo boas escolhas… Mas lembre-se de fazer escolhas conscientes e com uma postura brilhante!!!