No mês de Novembro compartilhei inúmeras dicas sobre planejamento, gravei vídeos sobre planejamento e até escrevi um programa terapêutico que foi comporto por 31 uma postagens (1 a 31 de Dezembro), sendo 24 escritas e 7 vídeos e hoje, estou aqui mais uma vez falando sobre uma das principais ferramentas utilizadas por pessoas que são campeãs em “realizar”. Adoro Realizadores!
E antes de mergulharmos na questão “planejamento”, permita-me descrever a grande diferença entre um sonhador e um realizador e posso falar com autoridade sobre o assunto, pois já fui (apenas) um sonhador e hoje sou um realizador e já ajudei milhares de pessoas a darem este salto de costas, como gosto de falar.
Existem pessoas que passam uma vida sonhando, desejando, criando e até construindo, mas (apenas) no plano mental e quando o assunto é sair do papel, abandonar a zona de conforto, fazer acontecer, logo arrumam uma maneira de se sabotarem e interrompem o processo por qualquer motivo (a maioria por motivos inventados) e acabam começando “outro” projeto. Com o passar do tempo se tornam muito bons em começar coisas e são vistos por alguns “até” como criativos, mas ser criativo e realizar são coisas bem diferentes.
Os realizadores também são (na maioria) sonhadores, mas além de sonharem, criarem e construírem no plano mental, eles partem para a ação e fazem mesmo acontecer, pois não gostam de estar na zona de conforto e quando perceber que estão entrando, não permanecem lá muito tempo! Normalmente estas pessoas são as que estão sempre ocupadas, que possuem uma energia fora do comum e amam o que fazem e a maneira como fazem. Elas estão em constante aprendizado, compartilham informação, estão sempre cercadas de pessoas positivas, assertivas e estão focadas exatamente naquilo que querem e um GRANDE diferencial destas pessoas é que (planejam) suas vidas.
Conheci realizadores que planejam tudo minuciosamente, outros que preferem planejar apenas situações de curto ou médio prazo e alguns que possuem estruturas incríveis que podem ter desenhos de até 15 anos com pontos flexíveis, é claro.
Eu ouvi muitas vezes sobre planejamento e algumas vezes até dizia que fazia, mas não fazia! Pensava que fazia, até me mudar para Portugal e perceber que para minha vida, avançar para o próximo nível, planejar seria essencial e o que aconteceu 3 anos depois? Próximo nível “é claro!)
Aprendi que deveria sim, viver no presente, um dia de cada vez, porém com uma estrutura montada, um plano de ação onde eu pudesse (no mínimo) me guiar e depois que comecei a seguir o meu planejamento percebi que (antes) a minha vida tinha muitos altos e baixos pelo simples facto de não ter nenhum planejamento, nenhuma direção e quando não temos um mapa, vamos “explorando” caminhos e alguns nos levam a sítios muito legais e outros a ruas sem saída e (perdemos) tempo voltando ao ponto de origem.
Compreende? Sei que esta dica será longa e espero que tenha a motivação necessária para continuar lendo e para incorporá-la em sua vida! Quando as pessoas me perguntam sobre como iniciar um bom planejamento, eu sempre respondo – Estude sobre o assunto e muito ou contrate alguém que faça isso por ti.
Eu estudei sobre o assunto o máximo que pude e quando percebi que precisava de ajuda, busquei um coach para me orientar e cheguei a comprar alguns seminários online sobre planejamento, gestão de tempo, métodos para gerar resultados e fui mergulhando e moldando tudo sob medida para a minha vida.
Em si o cenário MAIOR é organizar a sua vida, desenhar com atenção tudo aquilo que deseja nos próximos 6 meses, 1 ano, 2,3,4,5 anos….. Porém na prática exige um pouco mais, pois (eu por exemplo), gosto de detalhar o meu planejamento incluindo detalhes que julgo serem importantes e conheço clientes que preferem um desenho mais amplo! Eu quando planejei ir a Paris, li sobre a cidade, pesquisei os pontos turísticos, coloquei no meu aplicativo de tempo, a temperatura de Paris e acompanhei diariamente “antes” de ir e cheguei a acompanhar alguns blogues onde pessoas falam pontos bons e ruins da cidade da luz.
Conheci uma pessoa que tinha como meta ir a Paris e traçou o seu plano de maneira simples e objetiva: Preciso de 18 dias para conhecer a cidade e de 5.000€ e não sei como ele fez para descobrir que precisava de 18 dias e muito menos de onde ele tirou a conta de 5.000€, mas a questão é que funcionou pra mim da maneira minuciosa que fiz e para ele da maneira abrangente que fez.
Sou defensor de que tudo sob medida funciona melhor e é por isso que há anos trabalho com meus clientes (Terapia sob Medida) e tenho os resultados que tenho. Então a minha sugestão é que aprenda tudo que puder sobre o assunto, veja vídeos, conheça sistemas, métodos, conceitos e depois observe com atenção e construa a sua melhor versão de planejar! O importante é planejar e depois colocar em prática! Muitas pessoas fazem isso ser complexo e tão complexo que nunca utilizam nada! Rsss…. Apenas mergulham em teorias e ideologias e vivem enroladas nas dúvidas.
Simplifique! Sendo minucioso ou abrangente, por favor simplifique!
Eu sei que muitas pessoas já possuem o seu planejamento e já estão vivendo na ação e sei disso pois recebi muitas mensagens pedindo dicas e compartilhando factos, mas alguns nem sequer sentaram para desenhar o seu planejamento e o que digo é que sempre dá tempo de decidir parar de ser amador e começar a ser profissional, afinal trata-se da sua própria vida, né?
Quem sabe este seja um daqueles momentos em que você perceba que viver de mimimi não nos leva a lugar nenhum “ou” melhor, nos leva para o outro lado do jogo, lá onde o nome não é viver a vida, mas apenas existir.
Desejo sucesso para você leitor e desejo que este sucesso não venha do acaso, mas de um belo planejamento.