Eu já ouvi mais de uma vez esta expressão! Não, na verdade eu já ouvi centenas de vezes isso na minha adolescência, na escola, na minha família e nestas duas décadas atendendo pessoas! Ok, às vezes com alguns ajustes, mas ouvi sim! “O mundo está virado”, “minha vida está ao contrário desde que…” e quando olhamos hoje para o mundo temos a sensação de que tudo está de cabeça para baixo, né? É… Talvez para você não, quem sabe….
Eu já tive esta “sensação” estranha e até acredito que muito disso veio do que assistia na televisão, do que era “vendido” na internet, covid, terremoto, a invasão de gafanhotos, a abelha assassina nos EUA e tantas outras coisas que entendidas de maneira individual e no contexto certo até têm explicação “lógica”, seja lá o que isso significa, mas no momento atual e tudo junto e com uma pitadinha de exageros, parece o fim dos tempos, né?
Aff! É sério que eu disse isso?! Ok! Esqueça o que falei….
O foco aqui neste artigo é fazer você pensar sobre esta situação que construímos dentro de nós, claroooo que gostaria que focasse inclusive nas lentes que são colocadas, aquelas que AUMENTAM, e muitas vezes muito, o que é dito e provavelmente aqui cabe algo que digo muito aos meus clientes “Não é o que dizem e sim COMO dizem”, pois, descontextualizado, qualquer inocente vira criminoso, qualquer pessoa comum tem traços terroristas!
Isso me faz pensar (e já penso assim há décadas), que mais de 95% dos nossos conflitos internos, não existem! São apenas pensamentos exagerados, quem sabe diminuídos, distorcidos, que estão misturados com outros e que no final se torna uma GRANDE tortura. Me acompanhe aqui por favor!
Eu já atendi mulheres que estavam em sofrimento no início de uma relação, construindo histórias ruins sobre o rumo daquele casamento que mal se iniciou, baseadas em um comportamento do marido que remeteu o seu pensamento a um comportamento idêntico do seu pai, porém após o comportamento do pai, suas ações foram para um lado menos bom com sua mãe e isso não significa que no seu casamento terá a mesma consequência, compreende?
Agora imagine esta mulher já insegura, que já carrega em si o sistema familiar de sofrimento das mulheres de sua família, mais os comportamentos gravados do pai, incluindo a sua “ausência” construindo na sua mente o início de um conflito que nem existe na sua família atual! Agora e se somarmos isso a outras experiências em que ela se sentiu insegura ou quem sabe até rejeitada e formos dia a pós dia alimentando tudo isso? É muito provável que o conflito se torne real, pois ela vai projetar nesta relação tudo o que está sendo construindo na mente.
E ainda tem mais – Atenção aqui! Esta construção mental, ela não fica ali apenas no azul escuro da mente, ok? Ela se espalha pelo corpo, afinal as memórias biologicamente estão por todo o corpo e quem sabe faça mais sentido para você agora, se observar que aquela dor de ouvido que surgiu “do nada”, ela teve um significado maior e quem sabe “não quis ouvir” ou aquelas dores nos ombros ou nas costas, podem ter um efeito de “Não estou aguentando mais carregar….” compreende onde quero chegar aqui?
O mundo sempre está de cabeça para baixo! Apenas vimos isso em fases diferentes da nossa vida e confesso que quando percebi isso há uns anos atrás, fiquei assustado, mas olhando mais de perto, usando as minhas lentes terapêuticas, pude observar que o mundo estava mesmo de cabeça para baixo, mas era o “meu” mundo e apenas o meu. E sabe o que fiz? Descobri que daquela forma tinha mais “ordem” do que antes e simplesmente fui feliz assim….
Então se o seu mundo estiver de OXIⱯꓭ ⱯꓤⱯԀ Ɐ̧ƆƎꓭⱯƆ, relaxe e seja mais observador, se não enlouquecemos! Um dia de cada vez e vamos entendendo que a vida é deliciosa de ser vivida e 95% do que chamamos de problemas, são apenas pensamentos, inversão de valores, conflitos internos e tudo isso “às vezes” junto e misturado.
Até à próxima,