Ela me disse que estava realmente farta de esperar pela ajuda dele. 22 anos de casamento e faz muitos anos que ele vai ao supermercado e não ajuda a colocar as sacolas no carro. Chegamos no carro, ele acende o seu cigarro e se afasta para fumar e me deixa colocando e organizando tudo. Chega em casa, coloca o carro na garagem e nenhuma sacola carrega. Chega! Tenho remoído isso há alguns anos e não quero estar casada com um homem deste.
Este pequeno texto foi dito há algum tempo por uma cliente minha em consultório e já a usei de exemplo em outra dica terapêutica, pois para mim retrata muito bem como não percebemos que se existe um conflito talvez seja falta de comunicação e infelizmente muitas pessoas acham que “a outra” pessoa sabe o que se passa e nem de perto ela sabe.
Quando eu era adolescente e a minha mãe reclamava que eu não queria lavar louça (Nunca foi meu forte a louça rss), eu dizia: “Mas a senhora não me pediu!” e ela sempre com um tom de voz mais alto dizia: “Se toca Eric! Tem coisas que não precisa pedir!” e hoje “até” acho que pode ser verdade o que ela dizia, mas no mundo atualmente agitado em que vivemos com tanta informação, se comunicar diretamente é sim a melhor opção.
Porque você acha que eu estou sempre no final das minhas dicas pedindo para as pessoas comentarem e compartilharem? Houve uma época que ninguém comenta e nem compartilhava meus textos e quando questionei algumas pessoas, elas me surpreenderam respondendo que não sabiam que podiam fazer! (risos), mas é verdade. Algumas até me questionaram sobre direitos autorais e achei aquilo realmente interessante e comecei a instruir as pessoas.
No caso específico desta cliente, quando perguntei se ela já tinha dito aquilo para seu marido, ela disse que NUNCA! Que ele deveria enxergar que um pouco de cavalheirismo lhe cairia bem e até concordo com ela, porém ele não enxergou e deve ter os seus motivos. Durante o tratamento ela percebeu a questão e decidiu falar com ele e ele pediu desculpas espantado e voltou a ajudá-la. Simples assim? Sim!
Muitas vezes eu esperei atitudes de algumas pessoas e não as tive e ficava um pouco chateado pois achava que elas deveriam agir comigo, como eu ajo com elas, porém quem sabe se eu tivesse falado isso para elas tudo teria sido diferente, compreende? Na minha casa com a minha família, falamos abertamente, sem dramas nem suspense e só conquistamos isso porque insistimos muito nesta ideia da comunicação aberta e frontal. Cada dia vivemos melhor desta maneira e muitas coisas que antes tínhamos que quase implorar para um filho ir e fazer é feito automaticamente, pois eles já interiorizaram aquela informação, compreende?
Eu sou um comunicador e preciso utilizar a minha voz, o tom da minha voz e a minha linguagem a 100% no meu trabalho, seja em uma sessão de hipnoterapia onde as minhas palavras são importantes para conduzir a outra pessoa para dentro de si, seja em uma sessão de coaching onde preciso ter a habilidade, a atenção e a agilidade das perguntas certas ou mesmo no palco onde mudo o tom da minha voz para levar a informação a todas as pessoas que me ouvem e se tem algo que me especializei muito é em saber me comunicar e neste período de aprendizagem descobri que uma das coisas mais fantásticas que eu poderia “e” deveria fazer era me comunicar com a minha mente inconsciente e desde então faço isso diariamente através da meditação e auto-hipnose.
Quer ser mais compreendido? Gostaria que as pessoas o ouvissem e tudo fizesse mais sentido? Então pare imediatamente de achar que as pessoas devem “adivinhar” o que está pensando e querendo e diga a elas. Por favor, pare de flertar com a vida, pois horas ela pode entender e também te namorar e horas pode se sentir confusa e achar que é só amizade e até te ignorar, então diga que a ama, olhe bem nos olhos dela e faça entender o seu recado.
Me comuniquei bem com você hoje? Deixei aqui claro as minhas intenções? Espero que sim e lembre-se que jamais em sua comunicação precisa levantar a voz, ok? Procure é melhorar o seu argumento. O que faz crescer as plantas é a água e não os trovões.
Se comunique aí comigo dizendo o que achou desta dica e compartilhe para seus amigos poderem também aprender, vá lá!!!