Nº50| Para Refletir | Eric Pereira
Você é daquelas pessoas que deixa para depois o que realmente deve ser feito neste momento? Ou vai arrastando e empurrando até à data limite e vai lá e faz de qualquer maneira? Uma vez li que a procrastinação não é apenas a ladra de tempo; é também o túmulo da oportunidade e se poder leia mais duas vezes esta frase e falo sério! Leia com atenção e redobre a atenção ao ler de novo.
Penso que todos nós uma vez ou outra adiamos algo nesta vida. Deixamos para fazer depois aquilo que não gostamos muito, porém quando a maioria das coisas são adiadas e adiadas, isso pode ser realmente perigoso, pois podemos estar nos tornando procrastinadores e quanto antes compreender isso, melhor para você e para todos ao seu redor. Pode parecer “pesado” o que vou dizer, mas sempre ouvi dos meus mentores que o grande problema do viciado (drogas e álcool) é que não se sentem viciados e acham que não são “viciados” e depois de trabalhar anos com dependentes químicos, percebi que isso não se aplica apenas a eles e sim a todos os outros comportamentos menos bons que não queremos aceitar, tipo a procrastinação.
Já ouvi dizer, e para mim fez todo o sentido, que o “adiamento” é a mão mortal em forma de negação, e quando você diz “mais tarde” para alguma coisa que é realmente importante está enganando e negando-se o direito de sucesso e acredite que aqui eu poderia ir muito fundo e escrever páginas e mais páginas sobre o assunto, pois enxergo estes “adiamentos” de muitas maneiras já que fui um procrastinador e já trabalhei com centenas deles que possuíam motivos diferentes para deixar para depois. Porém selecionei apenas 3 situações para ajudá-lo a pensar e gostaria que realmente desse atenção a elas:
1º Não merecimento.
Pode ser que nunca tenha feito esta associação, mas muitos dos clientes que trabalhei que procrastinavam me relatavam que não sabiam exatamente porque tinham o péssimo hábito de adiar tudo, mas não conseguiam ser pontuais e nem fazer tudo que assumiam e assumiam porque dentro da mente deles, eles realmente queriam muito que desse certo, queriam muito fazer dar certo, mas na hora de colocar em prática, nada acontecia e alguns até relatavam que pareciam ficar sem energia e estudando mais a fundo a vida destas pessoas descobri que elas não se sentiam merecedoras de sucesso.
Claro que coisas diferentes aconteceram na vida delas, mas todos os pertencentes a este grupo tinham relatos desde a infância de não serem merecedoras e por algum motivo na idade adulta interrompiam este processo, pois acreditavam (e digo em um nível inconsciente) que se completassem todas as tarefas no tempo certo e com a atenção que merecia aquela tarefa, teriam mesmo resultados bons e isso levaria ao quê?
Pense comigo por favor – Se uma pessoa “procrastinadora” deixa de adiar e começa a levar tudo a sério e por 2 anos consecutivos, lendo, estudando, aplicando, colocação ação, fazendo ajustes e levando a sua vida realmente a sério, o que vai acontecer? Ela aumentará imenso as possibilidades de ter sucesso, correto? Porém se ela possui uma programação mental que a impede de ter sucesso, nesta luta interna vence o mais forte e muitas vezes o mais forte é aquele que foi mais alimentado e muitas pessoas começam a ser alimentados desde criança.
Para esclarecer um pouco mais o não merecimento, tive casos de pessoas que nasceram em uma família pobre, com pai alcoólatra e que cresceu ouvindo a palavra miséria, “…para nós nada dá certo, a vida é (sempre) injusta, nunca conseguimos nada, pois minha mãe também não conseguiu, a mãe dela também não…” Frases fortes, situações reais.
Lembro de atender um homem que o seu pai o pegava pelos ombros e dava fortes abanões e gritava: “Olha nos meus olhos menino, olha dentro dos meus olhos – Engole o choro e aceite a realidade! Não podemos ter tudo na vida! Se dê por satisfeito de ter comida na mesa!” e ouvi este meu cliente dizendo isso enquanto suas lágrimas escorriam em um transe hipnótico e naquele momento eu lembro de pensar: “Não existe hipnose mais poderosa do que esta, onde um pai incute na mente da criança tal programação”.
Compreende porque às vezes a procrastinação pode ser uma maneira de “enrolando”, vou vivendo, mas não garanto que chego lá ao topo?! Assim sendo mantenho me fiel à programação que me foi atribuída “e” que venho alimentando há um anos. E claro que outros profissionais podem pensar diferente de mim (e devem), mas a minha experiência me leva a este pensamento.
2º Ganhar dinheiro.
Apesar de estar muito próximo do sucesso o que direi aqui, acredito que especificamente algumas pessoas são procrastinadoras, pois (inconscientemente) sabem que se fizerem tudo como devem fazer, correm um grande risco de terem resultados extraordinários e com isso ganharem dinheiro, realizarem sonhos, terem conforto e vou logo contar uma breve história de uma cliente que com muito sacrifício se tornou advogada, porém vive endividada e quase na miséria.
Parece estranho uma advogada viver assim, não é mesmo?
Quando ela me procurou lembro que sua avaliação que deveria durar 1 hora, durou quase
2 horas e meia, pois ela não conseguia se expressar, na verdade nem ela conseguia entender porque deixava tudo para última hora e me disse que quase sempre perdia em seus processos porque estava sempre deixando para última hora e acabava fazendo de qualquer maneira, mas na maioria das vezes dava errado e curioso é que quando dava certo e ganhava um bom dinheiro, aquele dinheiro desaparecia muito rápido.
Durante o processo com ela ficou claro 2 coisas: 1º Ela admirava muito a sua mãe que trabalhou a vida toda como empregada de limpeza e trabalhou muito para dar uma vida um pouco melhor para seus 4 filhos e existia aqui uma programação que ela não podia ganhar mais que a mãe, pois a mãe se esforçava imenso para manter o básico do básico e ela nem tanto e ganhava bem. 2º Sua mãe sempre disse para ela arrumar um homem, pois as mulheres não tinham muitas oportunidades na vida e acredite ou não estas duas programações mais fortes e outras menores construíram na cabeça dela o medo de ganhar dinheiro.
No dia a dia ela pensava grande, desejava ganhar dinheiro, ajudar sua família, suas irmãs e pai (a mãe já tinha falecido), mas na prática a barreira invisível de respeito à luta de sua mãe a impedia e ouvi imensos casos curiosos que já ouvi em outros clientes também, como ela ganhar um dinheiro e ficar doente e gastar parte com sua saúde, como ela ganhar dinheiro e na mesma semana bater o carro, emprestar dinheiro para alguém e nunca mais receber e por aí vai.
Conheço muitas pessoas que possuem talento para serem verdadeiros milionários, mas não conseguem, pois ser ganharem muito dinheiro, terão que….. E muitas vezes estes “que…” é que fazem parte das programações erradas deles. Um exemplo clássico aqui é um cliente que atendo atualmente (online) que diz que não quer pagar impostos e vive driblando o sistema e acha que se ganhar muito dinheiro terá que dar muito e com esta visão, ele vive se sabotando e claro que se tornou um procrastinador.
3º O mundo me deve
Tive inúmeros clientes que acreditavam que todos deviam para eles, então se tornaram procrastinadores, pois deixavam tudo para a última hora acreditando que outra pessoa poderia fazer por eles. Lembro de uma época da minha vida (adolescente), onde achava mesmo que não era justo eu me esforçar se tinha um amigo que tinha tanto e podia (por exemplo) me ajudar, pagar minhas contas e até me ajudar nas minhas tarefas e contava historinhas (ridículas), como: “Onde está a amizade verdadeira?” rsss e claro que hoje dou risada de tudo isso, mas um dia pensei mesmo assim.
Muitas pessoas atribuem a culpa de sua existência a outra pessoa. Se a minha mãe tivesse mais condições, eu não estaria nesta situação e vão empurrando com a barriga até o limite do limite e vão adiando as coisas e penso que a maioria destas pessoas, nem estão se importando com os resultados, ok? Elas fazem quase por obrigação, como se tivessem que cumprir uma cota para viverem melhor e então, fazem! Mas…. “atenção aqui”, elas fazem no limite do limite, mal feito, de qualquer jeito porque são quase obrigadas a fazer.
Estudei muito este tipo de cliente que “acredita que o mundo deve” algo a eles, inclusive trouxe para este estudo, muitos dos meus pensamentos na época e muitos que atendi tinham programações confusas vindo da família, viviam dentro de incertezas, se mudaram inúmeras vezes de casa, cresceram em um lar onde os pais viviam em altos e baixo e teve uma educação, muito 8/80 e tal instabilidade trouxe a ideia de que o mundo lhes devia.
Eu mudei isso ainda na minha adolescência, depois de sentir que culpava meu pai por ter morrido quando eu tinha cerca de 2 anos e por “explorar” imenso a minha mãe, achando que ela tinha uma obrigação de fazer mais por mim. Que pena! Mas aprendi imenso com isso.
Enfim, aqui está minha opinião sobre alguns dos procrastinadores e apesar de ser um longo texto, quero dizer que todos nós podemos transformar qualquer processo em nossa vida e podemos abandonar qualquer estado, ultrapassar qualquer limitação, desde que entendamos em primeiro lugar que precisamos de assumirmos que o somos.
Se assumir que é um procrastinador, seja em um grau leve ou grave, já deu um importante passo para resolver uma questão. Depois pode fazer isso sozinho, escrevendo, colocando no papel os fatos que aconteceram na sua vida, olhando com carinho e atenção, colocando amor em todos os atos e depois pode ir tomando consciência e observando seus atos e lutando com todas as suas forças para não adiar o que deve ser feito hoje e uma poderosa dica que vos dou aqui é:
Utilize 3 pontos importantes na sua vida e isso deve ser para sempre:
1º use diariamente um check-list.
É muito importante que consiga escrever o que deve ser feito naquele dia e coloque na lista tarefas que são possíveis fazer, ok? Nada adianta um check-list com 45 tarefas se apenas 9 serão feitas. Esteja atendo e saiba dividi-las por ordem de prioridade.
2º Ajustes semanais
Olhe semanalmente para a lista da semana. Eu começo a minha semana na segunda e faço 5,6 check-list na minha semana e faço eles quase que diariamente, porém todas as sextas revejo como foi a semana e com isso consigo compreender o que fiz, o que não consegui o que deveria ter colocado e não coloquei, onde fui preciso, onde relaxei, onde poderia ter feito melhor e isso me garante o aumento da minha qualidade e a cada ajuste você vai melhorando.
3º Não se engane
Esqueça as historinhas que conta para justificar alguma parte dentro de si que está tudo certo em deixar para depois! Todos somos peritos em lindas historinhas que nos fazem acreditar que…. Mas no fundo, quanto mais historinhas contarmos, mais vamos fortalecendo nosso modo operante “depois eu faço”, pois conseguimos justificar, em outras palavras conseguimos manipular, nos sabotarmos para deixarmos para depois.
Atenção aqui que como disse no inicio é normal às vezes deixarmos algo para depois, mas cuidado para não ser como o alcoólatra que diz que vai beber apenas um copo, afinal esteve sóbrio a semana toda e é mais para comemorar a semana e o segundo é porque está calor e o terceiro porque ele merece e depois ele não se lembra como foi parar no chão daquela rua barulhenta.
Não sou a favor dos exageros, já fui um 8/80 e o meio termo sempre é a melhor opção, porém se sente que vai se entregar à procrastinação, faça hoje mesmo e não adie e lembre-se que tudo depende muito da maneira como faz o seu check-list.
Agora se não consegue fazer nada disso, aí por favor eu recomendo que busque ajuda profissional! Procure um psicólogo, Coach, Hipnoterapeuta que possa ajudá-lo.
Eu faço atendimentos e hoje quase todos são online e nem sempre tenho agenda, mas se precisar, mande mensagem que marcamos uma sessão ou recomendo alguém da minha equipa.
Espero que tenha gostado e por favor pode deixar um comentário e compartilhar nas suas redes sociais, nos grupos de WhatsApp?! Quando mais espalharmos, a mais pessoas chegará.
Até o próximo,