Ontem eu falava com um amigo do Brasil que me dizia que adorava fazer um curso em sua área profissional, mas infelizmente não tinha tempo e neste bate papo, toda a vez que ele trazia uma “limitação” eu procurava entender e trazia uma solução e imediatamente ele trazia duas maneiras de “bloquear” aquela solução… E pra mim ficou claro que ele não ia fazer aquele curso MESMO! Pelo menos, não naquele momento e no final da conversa, ele disse: “Tá vendo Eric! Eu te disse…. Quero muito fazer este curso, mas é complicado.”
E nisso eu precisei concordar com ele – É complicado…
Hoje (sábado), acordei às 7h. Tomei meu banho, meu café, já respondi emails, às 8h fiz uma sessão, às 10h outra e das 12h às 2h da manhã estarei em aula. Amanhã (Domingo), atenderei às 8h e depois estarei em aula de novo no mesmo horário e durante toda a semana (Segunda a sexta), tenho agenda de atendimentos cheia e mesmo assim aula no meio da semana (20h às 2 da manhã), grupo de Mentoring, o Grupo Desenvolver “e” segunda (12) começam as minhas aulas “diárias” de Filosofia.
É complicado? Foi quando tudo isso estava apenas no plano mental. Depois à medida que eu ia tomando as decisões, encaixando na programação e fazendo, foi descomplicando e claro que tem dias que fico mais cansado, tem dias que sinto sono mais cedo e está tudo certo! Claro que digo não a muitas coisas! Ontem um amigo que amamos queria vir passar o final o final de semana connosco e com aperto no coração disse que não dava, pois estamos em aula! Escolhas primárias, trazem escolhas secundárias e isso faz parte do processo! Mas sabe o que acho? Que lá na frente a conta fecha!!!!
Agora, se para cada solução, você constrói uma nova limitação, é complicado!
Veja! Há 6 meses estou ajudando um cliente que na primeira sessão me disse que não tinha nenhuma condição, mas gostaria de fazer um curso de desenho! Ele estava tão “disponível” que bastou 4 sessões e ele já está no seu terceiro curso de desenho! No início fez 2 pequenos cursos e mesmo sendo pequenos e com valores baixos, teve que sacrificar algumas coisas e agora está em um curso maior, com duração de 8 meses e para conseguir isso, teve que fazer escolhas!!!! E as fez! E está sendo fácil pra ele? NÃOOOOO! Mas a minha missão nunca foi fazer ficar fácil e confortável! Sempre foi ajudá-lo a ser viável, a encontrar soluções, a construir caminhos e principalmente a se manter nos caminhos.
Entende a diferença? Quando digo que existem dois tipos de pessoas, as que fazem e as que não fazem, às vezes sou criticado por isso e normalmente é pelas pessoas que não fazem (Rindo altooo), pois elas vêm sempre com argumentos fortes e pesados e suas frases na maioria das vezes começam com “Eric, você não entende que…” E sim, eu não entendo! E nem preciso entender, pois nada, absolutamente nada na minha vida é fácil, tudo é treino, dedicação, escolhas e está certo em ser assim.
Falando com uma cliente e explicando isso ela mandou esta: “Falando assim, o Eric quer que eu não tenha vida!” Frase pronta! Crença instalada…. Eu tenho uma vida preenchida e dentro deste “preenchimento”, vou à praia, vejo séries, almoço todos os dias coma minha esposa, falo com meus filhos quase todos os dias, com amigos, medito, leio e tudo isso só é possível, porque uso agenda, utilizo bem os meus intervalos e organizo a minha vida!
Veja… Ontem à noite (Sexta), eu já arrumei o cantinho na sala onde gosto de fazer a formação e trouxe caderno, canetas, notebook, bateria e tudo que eu precisaria e hoje ao invés de atender no escritório, atendi na sala, para ficar tudo já organizado e não ter que correr hoje! Compreende isso? Sabendo que temos formação hoje e amanhã, eu e a Paula já organizamos a nossa alimentação do final de semana! Foi complicado? Nãoooo! E não precisa de “bola de cristal” para saber o que vai acontecer…. Por favor! Precisa de ter o mínimo de inteligência “e” claro, disposição para se antecipar a algumas coisas. Se estarei em uma formação tão pesada, não terei tempo de ir ao mercado! Ok, vou antes! Se atendo sempre aos finais de semana às 8h, sei que durmo pouco de sábado para domingo, então preciso da segunda para dormir e descansar….
Não é complicado! Nós é que complicamos e para finalizar este textãoooo, preste atenção aqui! Não será fácil, não será confortável na maioria das vezes, nem todas etapas são prazerosas, sim, às vezes precisará de ajuda! Para gerirmos tudo isso contamos com uma pessoa que vem 3 x por semana limpar a nossa casa, temos uma nutricionista que nos auxilia com a alimentação, usamos muito bem o calendário do G-mail e nele tenho programado coisas para o ano todo, com cores que identificam as minhas rotinas (Isso pra mim faz “a” diferença). Atendimentos online (amarelo), Reuniões (Vermelho), Cuidar de mim (Azul) e por aí vai….
É complicado? Então descomplica!!! Coloca ação, põe movimento na sua vida! Não sabe como começar? Contrata um Coach, busca um processo terapêutico! Comigo ou com quem desejar, mas faça algo para sair desse ciclo vicioso! Para se afastar das reclamações e cansaço que não te levarão a lado nenhum. Quando colocamos movimento em nossa vida, trazemos uma energia diferente, nos sentimos diferentes, fazemos “a” diferença! Nos tornamos aquele milagre que “antes” estávamos esperando acontecer sentados e de braços cruzados.
Eu não tenho tempo? (Rindo muito alto), até quando continuará a contar histórias de como não pode….
Quem sabe este seja o momento de “virar” o jogo!
Eric Pereira
Terapeuta Sistémico, Hipnoterapeuta e Coach
WhatsApp +351 912607888