Nº44| Para Refletir | Eric Pereira
Esta semana estava tão cansado que depois de um bom banho, fui pra sala, deixei o telefone no quarto no silencioso, peguei uma garrafa de vinho, desligamos a televisão e conversamos (eu e a Paula), falamos de tantas coisas e jogamos conversa fora. Rimos de coisas completamente sem graça e quem sabe até sem sentido e o objetivo ali era mesmo relaxar e “aliviar” de alguma maneira o dia cansativo que tivemos “e” o que era para ser uma noite de relax, se tornou numa importante noite de reflexão, pois no final de tudo já indo dormir pensei como era bom fazermos isso mais vezes.
Já tive conversas destas com muitas pessoas (em atendimentos) e em conversas informais (com amigos) e muitos de nós, nos perdemos dentro de nossas atividades profissionais, nos distraímos nas redes sociais e “às vezes” esquecemos que a felicidade mora mesmo nestes pequenos e deliciosos momentos onde tudo o que fazemos é conversar, relembrar e até fazer planos futuros.
Confesso que já fui (em um passado distante), muitoooooo distante de tudo o que não fosse trabalho e hoje cada vez mais meus pensamentos estão muito conectados em mim e na minha família e prova disso é que trabalho mais em casa do que fora e gosto imenso desta sensação de estar em casa (no meu escritório), mas dentro de casa… É uma sensação de conforto e tranquilidade.
Não sei como é a sua vida, não sei se frequentemente desliga tudo e consegue estar com a sua família em deliciosas conversas ou até mesmo sozinho relaxando, lendo um livro ou quem sabe em silêncio apreciando sua paz e se sua resposta for não, por favorrrrrr reveja suas ações e faça todo o possível para colocar em sua vida estas pequenas e importantes pausas. Faça de tudo para acrescentar estes momentos a 2 ou quem sabe até a 3, 4, 12…. (tem famílias que são grandes, né?)
Esforce-se e acredite que não se trata apenas de um momento “relax”. Trata-se de sair do campo trabalho, stress, às vezes até “tensão” e cuidar um pouco dos pensamentos, de diminuir a ansiedade e até esvaziar um pouco a mente.
Pessoas ansiosas (principalmente), precisam destes momentos com mais frequência ou não, na verdade todos nós precisamos, falo dos ansiosos, pois trato imensos e pra mim fica muito claro que eles são “viciados” em tensão e sofrem muito por antecipação e quando estão disponíveis para estas pequenas pausas, eles desaceleram a mente e conseguem imensos benefícios (imediatos) e aumentam muito a chance de se sentirem melhores.
Faça de verdade e se por algum motivo achar que não consegue, comece separando algumas horas em um dia da semana e vá aumentando isso gradualmente. Conheço pessoas que conseguiram encaixar em suas vidas “loucas” 2 horas nas noites de sexta e hoje já possuem um dia inteiro só pra elas e a evolução é assim… Um dia de cada vez.
Fique bem e se já faz isso, escreva aí para eu saber e se vai assumir este compromisso com a sua paz interior escreva “começar”
Fique bem e até já,