MINHÃ MÃE DISSE PARA EU NÃO CONFIAR NOS HOMENS. MEU PAI A TRAIA E GASTAVA O DINHEIRO QUASE TODO NO BAR. CONHECI UMA TIA QUE ESTAVA SEMPRE À MESA DO JANTAR RECLAMANDO DOS GOVERNANTES E DIZIA QUE NÃO PODIAMOS CONFIAR NELES. MEU PRIMO FAZIA BRINCADEIRAS TOLAS COMIGO E SEMPRE PARA ROUBAR DOCES E CHOCOLATES. NA ESCOLA ME ROUBAVAM SEMPRE A CANETA E QUANDO EU RECLAMAVA, A MINHA MÃE DIZIA PARA EU DESCONFIAR DA MINHA SOMBRA. PARA COMPLETAR, QUANDO CONHECI O GUSTAVO ELE DIZIA QUE EU ERA A MULHER DA VIDA DELE, A PRINCESA DE SEU CASTELO, MAS QUANDO FOMOS PARA A CAMA, APENAS ME DEIXOU UM SORRISO E DEPOIS ME DISSE QUE NÃO DARIA CERTO.
MINHA MÃE SEMPRE MANDOU EU COMER TUDO E DESDE PEQUENA COMI, E COMI. A MINHA AVÔ FALAVA PARA LIMPAR O PRATO, COME TUDINHO E DEPOIS DA PRIMEIRA DECEPÇÃO AMOROSA COMI A DECEPÇÃO, COMI A MINHA INGENUIDADE, COMI A TRISTEZA E NINGUÉM ME DISSE QUE NÃO DEVERIA COMER. GANHEI PESO… MUITO PESO E OS ABRAÇOS QUE TIVE ERAM SEMPRE DE ESTÁ TUDO CERTO, A VIDA É ASSIM MESMO E O SEGREDO É FICAR ESPERTA E NÃO CONFIAR.
Em consultório ouço muitos relatos. Extensas queixas de pessoas que descrevem a sua maneira as suas dores emocionais e adoro ouvir, entender, encontrar no que ouço um pouco da verdade, a dose de mentiras, o exagero, o papel vÍtima, o real papel dela na historia e no final, tudo isso soma para que eu possa fazer a terapia sob medida!
Porém, quando ouvi esta cliente à minha frente falando sobre sua falta de auto-estima, suas angustias diante da vida, sua falta de vontade de viver e principalmente a falta de confiança imediatamente identifiquei sua matriz e a de tantas outras pessoas que não sabem onde está a sua confiança na vida.
Imagine ser criada em um lar onde não existe a cumplicidade dos pais, o amor e todas as cenas que supostamente alimentaria a sua mente…. Depois, neste mesmo lar, ela presencia uma série de factos, alguns diretamente ligados a ela e outros, podemos dizer “subliminares”, como o caso da tia que fala dos governantes com outros adultos e a mente dela apenas absorve, assim como outras tantas informações que não citarei aqui, mas que levam ao mesmo caminho – Não Confiar!
Como alguém que passa alguns anos sendo bombardeada com tantas coisas negativas e experienciando na prática tamanha falta de confiança, vai conseguir abandonar o papel atual e ir para um outro patamar onde se sentirá bem? Um nível onde poderá mesmo conquistar sua independência emocional?
Pior ainda é quando depois de anos de torturas emocionais e comprimindo recursos internos, a mesma família desequilibrada surge com frases do tipo: “Que pena! Esta não deu certo!” ou “Onde será que erramos? “Como ela é infeliz, né? Coitada” Isso talvez seja a pior parte! Talvez e só talvez.
O facto é que vivemos simsim em uma sociedade que de alguma maneira nos vende ideias e nem sempre são ideias sensacionais que nos enchem a alma de felicidade! Às vezes a ideia é de que a modelo magra é mais feliz do que a gordinha, que quem tem aquela calça tem uma cintura melhor e todas as outras são qualquer coisa assim…. Lembro da propaganda totalmente subliminar de uma marca de cigarro onde o cowboy malhado e cheio de si, galopava com o seu belo cavalo e tirava do bolso uma carteira de cigarro e fumava e, MESMO “não” dizendo, transmitia uma mensagem de saúde e de bem estar!
Associar o que se quer vender ao sucesso, bem estar e felicidade é um truque velho, mas nunca cai de moda, né? O problema é quando não se consegue os mesmos resultados que a atriz maravilhosa com 1.80m de altura consegue, aí perdemos a confiança e algumas pessoas já não têm muita e perdem a pouca que resta.
Confiança. Onde encontro?
Ainda bem que dentro de nos exista uma mente sábia e o criador que construíu a máquina que chamamos de cérebro, permitiu que o inconsciente sábio se tornasse numa fonte inesgotável de conhecimento e assim pudesse nos ajudar em todos os sentidos!
Isso significa que a mesma mente que construíu os mecanismos que foram aos poucos eliminando o nosso stock de confiança, pode nos ajudar a recuperá-la e, SIM é uma excelente noticia! E mais uma vez, simsim já vi isso acontecendo inúmeras vezes, principalmente em consultório! Tenho relatos brutais de pessoas que decidiram transformar seus pensamentos e conseguiram.
Entendo que o mundo pode não ter sido legal contigo e que pessoas podem ter lhe magoado e batido forte, que até tenham causado ferimentos e alguma dor, por isso o seu escudo de defesa tenha sido acionado e tenha feito escolhas ruins…e perdeu até sua autoconfiança. Mas não vamos colocar todos os acontecimentos na mesma cesta e dar o mesmo nome, pois depois tudo vira um padrão e achamos que por termos falhado uma vez, falharemos sempre!
Ouço sempre em consultório frases como: “Nenhum homem presta” ou “filhos de pais separados, sempre se drogam” ou “ninguém fica rico sem roubar”. Generalizar, achar que aconteceu uma vez e vai acontecer sempre é um erro que pode nos custar caro e além disso pode nos afastar de oportunidades que seriam “a” CHANCE que tanto queríamos, mas não…. Melhor ficar com um pé atrás, pois no passado já me decepcionei, melhor irmos devagar, pois já fui enganada e por aí vai – Crenças, limitações, travas, bloqueios e tantos outros nomes inventados que levam à mesma velha desconfiança ou a falta de confiança.
Podíamos ficar horas debruçados neste assunto e teria MESMO centenas de boas histórias para contar, mas não é um livro de contos e sim um artigo terapêutico. Dele precisamos tirar proveito e espero que até aqui já tenha identificado alguns de seus comportamentos, padrões repetitivos ou até mesmo crenças limitantes. Se não conseguiu identificar nenhuma, se não se identificou em nenhum momento pode ter uma ótima autoconfiança e isso já faz de si uma pessoa privilegiada.
Existem muitas maneiras de recuperarmos a confiança e na minha opinião, nem deve ser nada extremo e muito menos ser agressivo, precisamos ir aos poucos tendo atitudes que nos façam sentir seguros diante de situações onde a segurança vai voltando naturalmente. Uma das dicas que penso ser mais valiosa neste contexto é o facto de falarmos com a nossa mente sábia, com o nosso inconsciente e isso pode fazer espontaneamente, diariamente…. Através de uma meditação, de visualizações criativas ou até mesmo repetindo para si.
Alimentamos a mente diariamente, achando que o faz ou achando que não! A questão é se escolhe a maneira e as informações que está utilizando para alimentá-la ou se deixa que ela capte o que vier e de qualquer maneira? Lembre-se que informações se cruzam dentro da mente e gosto de dizer que esta “mistura” de informações, certezas e dúvidas com as crenças e opiniões fortes “pré” estabelecidas pelas pessoas que mais amamos e isso constrói em alguns pontes e em outros muros.
Quanto mais rápido começar a confiar em si, no mundo que está à sua volta, penso que mais rápido resgatará as certezas que perdeu em algum momento de sua vida e isso será brutal. Lembre-se (por favor) que todos nós “inclusive eu” sofremos decepções e ,às vezes, mesmo sem intenção, decepcionamos outras pessoas. A vida será sempre assim e não podemos por isso fazer uma grande tempestade que nos limitará de voltar a confiar ou sentir confiança.
Desejo mesmo que permita-se! Que a sua mente sábia possa ser o principal caminho para restaurar dentro de ti a confiança em tudo que faz e como faz e nas pessoas que escolheu para estar mais próximas de si.
Abraços Hipnóticos e se lhe agradou o artigo, compartilhe e comente aqui em baixo!
Tenho um GRUPO VIP no Telegram e será um prazer imenso ter sua presença lá. Clique aqui para participar!