Nº31| Para Refletir | Eric Pereira
Se você é como um cliente que eu atendi hoje, que quando lhe perguntei: “Como foi Janeiro?” Ele respondeu: “Como assim?” Acho que este texto vai dizer-lhe muito.
Hoje em uma sessão online fiquei espantado (só um pouquinho), quando ouvi meu cliente respondendo “como assim?” e em silêncio, quando em seguida ele mandou um “Não entendi a sua pergunta”, pois isso deixou muito claro (pra mim) que ele não está fazendo as suas avaliações mensais e sim eu acredito que seja muito importante para as pessoas que desejam ter melhores resultados (que fique claro isso).
Vou explicar de maneira objetiva isso:
Existem muitas maneiras de nos avaliarmos, porém acredito que trabalhar nestes 3 níveis ajudará imensamente e são eles:
1º Mensalmente
Se todos os meses eu avalio como foi o meu mês em todos os sentidos, isso me ajuda imensamente a compreender os meus pontos altos e baixos e posso melhorar para o próximo mês. Isto significa que se houver uma constância (todos os meses) em um ano, terei feito 12 avaliações e isso irá de alguma maneira enriquecer o meu progresso.
2º Trimestral
Estas são as que eu mais gosto (das 3), pois tenho uma oportunidade de fazer uma avaliação mais alargada e com isso sinto mais de perto a minha evolução. Desta maneira posso dentro de um ano, fazer 4 avaliações destas mais minuciosas e para você ter uma ideia, em 2019 tive dificuldades nas minhas duas primeiras avaliações, na primeira porque estava em casa de cama passando por um processo pós-cirúrgico, a segunda porque voltei ao ativo devagar e ainda estava me adaptando aos projetos novos, aos interrompidos e apenas na terceira avaliação é que consegui enxergar melhor o cenário.
Imagina se não me importasse com nada disso? Talvez não veria a necessidade de aumentar o meu foco em alguns setores e abandonar outros.
3ºAnual
Este é importante e na minha opinião muito fácil de fazer, pois tenho em mãos as avaliações mensais, as trimestrais. Além disso eu ainda sou viciado em escrever e muitas vezes tenho dezenas de momentos soltos escritos no meu caderno e tudo isso junto me permite avaliar o que funcionou, o que preciso mudar, avaliar o meu processo de evolução e a cada ano percebo que fico mais exigente e me sinto melhor por isso.
Então, espero que compreenda que ter resultados acima da média, exige um esforço acima da média também e “se” estiver disposto a realmente fazer isso acontecer, pronto pode começar agora, quem sabe até hoje mesmo (31/01), avaliando como foi o seu mês de Janeiro e por favor cuidado com as desculpinhas de… “Começo depois”, “quem sabe outro dia”…. “Agora é tarde para isso”… “Melhor começar quando tiver um caderno melhor” (rindo alto)… Não seja um “procrastinador”, ok? Seja um fazedor e ponto final.
Lembre-se: Segunda-feira (03/02), começam as Lives #ZERODESCULPAS e será aqui na minha página às 6:50h da manhã (horário de Portugal).