Dica Terapêutica | Eric pereira | Para refletir
Acho que sou conhecido por falar MESMO o que penso e quem me segue há algum tempo sabe que não me importo muito com críticas, então sem nenhum medo de errar aqui vai um recadinho para “todos” que estão lendo esta dica: “Cala a boca! Se não tem nada de bom para falar, vale mais permanecer em silêncio, pois o mundo já tem muitas pessoas negativas, pessimistas, críticas e isso às vezes é um SACO!
Não seja mais um.
Penso que você já sabe e vou reforçar nesta dica terapêutica – Nós temos o poder de escolher como queremos ser e eu quero ser uma pessoa que ajuda, que soma, que transmite mensagens positivas, que entrega esperança, estratégias, soluções, caminhos, resultados positivos e não mensagens “desmotivadoras”.
Deus do céu! Estou constantemente vendo e ouvindo pessoas falarem de outras como se elas fossem “juízes” com poder de condenar e colocar um ponto final nas atitudes das outras pessoas. Somos feitos mais de “vírgulas” do que de pontos finais! Dê uma chance para as pessoas, lembre-se que lá no fundo nunca sabemos o real motivo que leva as pessoas fazerem o que fazem e logo falamos e despejamos as nossas opiniões que nem sempre são verdadeiras.
Eu quando penso em falar de outra pessoa e “começo” o meu projeto interno de julgamento, logo penso na MINHA VIDA e isso me faz logo parar, é como se eu tivesse ao longo dos anos criado um “alerta”, um alarme interno.
Eu não me acho nem de perto o cara mais inteligente da turma, estou constantemente a ler, estudar, pesquisar e a fazer formações justamente por saber que não sei tudo, porém, observo pessoas que se sentem com este dom e a minha intenção aqui não é julgá-las! Longeeeee disso! É mesmo alertar que se você for uma destas pessoas críticas que está sempre a falar mal de outras pessoas, cuidado com a sua língua maldosa!
Outro dia ouvi uma pessoa falando mal de um colega do desenvolvimento pessoal e a no meio da frase ele disse: “não estou falando mal dele, ok? Apenas comentando!” Aiaiaia, além de falar mal SIM, ainda cria uma justificativa entre uma frase e outra? Claro que a minha intimidade e frontalidade com esta pessoa fez-me interromper o assunto e dizer o que aqui estou dizendo e ficou um “clima” chato, mas é a realidade nua e crua.
Aprendi ao longo dos anos a valorizar o silêncio! É mesmo um santo remédio para centenas de coisas… Adoro! Pensar antes de falar, ter cuidado com as palavras, pois elas são mesmo programações que são atiradas e algumas pessoas possuem “o” poder da comunicação e quando atiram certas palavras, elas ofendem e desestimulam a outra pessoa, simples assim!
Eu posso até estar errado no que estou falando e ok! Porém, acredito que podemos ajudar as pessoas t.r.a.n.s.m.i.t.i.n.d.o mensagens importantes, motivadoras, inteligentes. Às vezes as pessoas precisam de uma palavra amiga, uma frase que as motive, um incentivo. Algumas pessoas chegam em situações que perdem família, trabalho, dinheiro e até a dignidade e acha que elas precisam que apontemos o dedo falando dos seus erros? Acha mesmo que precisamos construir em volta de uma pessoa destas um sistema de lembranças de “Eiii, lembre-se que você fracassou!” Ahhh, por favor, né?
Eu já errei imenso, já fracassei e já perdi muito nesta vida e o que mais “detestava” era as pessoas com frases do tipo “eu avisei…” “Você não tem jeito mesmo, né?” eu queria alguém que me desse um forte abraço e me dissesse: “Eu estou aqui para ajudar!” e não esperava que alguém pegasse na minha mão e me guiasse para o caminho certo, mas apenas estivesse ali para me ouvir e só.
Então mais uma vez eu falo: Cala a boca se não tem algo importante para dizer (Por favor), o mundo já tem muitas pessoas idiotas, então se liga e faça a sua parte como “Ser humano” levando o que pode para quem pode e deixe que cada um faça o que for melhor….Dê um abraço em quem precisa, empreste os seus ouvidos para ouvir uma queixa, o ombro e quem sabe até estenda a mão, mas não para apontar um dedo e sim para oferecer um lenço que acolha as lágrimas daquela pessoa.
Agora, se não for capaz de fazer nada disso, ok! Está tudo certo também, desde que se mantenha calado!
E se esta dica foi útil pra você, de uma nota de 1 a 10 e pode deixar o seu comentário! Adoro ler os comentários dos leitores.
Até a próxima.