Quem nunca?
Muitas vezes ouço clientes dizerem na sessão de avaliação que marcaram a consulta comigo pois já não aguentavam mais “lutar” com seus problemas sozinhos e, no decorrer da sessão, a maioria relata que tentou de “tudo” por anos e eu fico sempre me perguntando: porque não buscamos logo ajuda antes de aumentar a questão?!
Eu próprio passei anos desempenhando várias tarefas, ao mesmo tempo, nos meus negócios acreditando que, desta forma eu conseguiria economizar “e”, principalmente, manter tudo “no controle”. Claro que cometi mais erros do que acertos e tive altos prejuízos, até ter uma equipe que faz os meus negócios funcionarem.
Acredito que muitas coisas na vida devem ser feitas por nós e unicamente por nós, porém sem nenhuma dúvida, hoje afirmo com segurança que nem tudo pode ser feito por nós, até porque não somos bons em tudo! Não temos grandes resultados em todos os setores.
Frequentemente recebo clientes que desejam construir uma estratégia para seus negócios, as vezes para mudar de carreira e sou especialista nisso, porém, quando um destes clientes me pede ajuda para gerir suas finanças, sempre recomendo parceiros, pois não é a minha especialidade e não consigo dar o meu melhor onde entendo tão pouco, compreende? Posso dar o meu melhor na construção da estratégia! Posso construir, de forma minuciosa, um caminho a ser seguido mas, dentro deste caminho, é provável que precisaremos de outros especialistas que compreendam muito melhor sobre outras ferramentas.
Quando digo que pode ser perigoso (e muito) fazer tudo sozinho é, principalmente, pelo fato de que temos a mania de acharmos que do “nosso” jeito está certo, que sabemos como fazer e alguns ainda possuem uma super autoestima (meu caso) que ajuda a encarar as coisas, porém, como gosto de dizer “na prática a teoria é outra” e isso pode complicar o desempenho de qualquer ação.
Mesmo depois de inúmeras formações e ter atendido centenas e centenas de clientes, quando preciso de trabalhar algo emocional, busco terapia com um bom profissional, quando preciso de ajuda na construção de uma estratégia, busco ajuda de um Coach e aprendi que, toda vez que faço diferente disso, duas coisas podem acontecer: a primeira é que posso sabotar o processo, demorar o dobro ou o triplo do tempo para chegar onde realmente desejo e preciso chegar ou a segunda, que seria colocar tudo a perder.
E sabe qual é o pior de tudo isso? É que pelo caminho vamos vivendo de “esperança”, vamos acreditando, ajustando, costurando, buscando caminhos alternativos e não percebemos que desgastamos com isso, que enfraquecemos o processo e corremos um risco grande de entrarmos em um esgotamento mental. Então aprenda a avaliar o que está fazendo e, digo, em TODOS os setores da sua vida, perceba até onde consegue ir sozinho, onde precisa de ajuda e, lembre-se que, não é vergonhoso pedir ajuda, não é gasto pagar para receber ajuda, é investimento.
Abra os seus olhos, perceba que quando outra pessoa o ajuda, o processo é encurtado e isso não tem preço!
Quando eu percebi que meu tempo é o meu maior bem, tudo, absolutamente tudo em minha vida, se transformou e sabe porquê? Porque hoje não estou mais sozinho em absolutamente nada! Tenho ajuda para fazer todos os meus processos.
As vezes preciso ajuda desde o começo, outras apenas para o início e, em alguns projetos específicos, a ajuda é para finalizar.
Espero ter contribuído e, se sim, deixe uma mensagem aí, para eu saber que passou por aqui e leu até o final.
Até a próxima.
Veja a agenda de contribuições:
Podcast Terapêutico – segundas, quartas e sextas.
Artigos – terças e quintas.