Sei que vivemos em um mundo competitivo e existem muitas pessoas que afirmam que temos que chegar em primeiro lugar. Alguns livros se referem ao segundo lugar como uma derrota e estimulam uma corrida frenética para alcançar o poder. Mas eu hoje nesta dica terapêutica quero contribuir dizendo que chegar é mais importante do que chegar em primeiro lugar.
Talvez eu “já” seja alvo de críticas só por dizer isso, mas é realmente o que penso, o que acredito e peço apenas que leia até o final e depois tire as suas próprias conclusões, por favor.
Às vezes me sinto (dentro) de um jogo. Um perigoso jogo onde tudo o que importa é ser o número 1 e quando percebo estou disputando no meu casamento, com meu filho, no meu trabalho, com o meu cliente, com a postagem do zé da esquina, com o cara que também faz hipnose, com o professor de Coaching, com a velocidade que o outro que produz vídeos para o Youtube.
Já fui mais competitivo, já passei horas desenhando caminhos para chegar primeiro e descobri com os meus clientes que muitos também estavam na corrida do “eu quero ganhar” e a maioria deles desistiam pelo caminho, quando percebiam que não chegariam em primeiro lugar, então não continuavam a competir.
Lembro de um jovem que me contou que batalhou por 10 meses para chegar a gerente e outra pessoa conquistou a vaga e ao invés dele continuar no jogo, fazendo a sua parte, pediu demissão e disse que a empresa não o valorizava.
Conheci uma pessoa que tinha como meta eliminar 12 kilos em 30 dias e conseguiu eliminar 4 e ao invés de manter o seu plano de ação e ajustar a estratégia, desistiu e engordou 9 kilos. O que ficou claro nestas pessoas era que estavam obcecadas por vencer, mas se não fosse para vencer, saiam do jogo e iam em busca de outro. Com o tempo percebi que o mais importante para elas era viver “o” arriscado jogo de competir.
Posso me incluir neste caso em algumas situações do meu passado e hoje sem nenhum medo de errar a primeira coisa que digo é: “Já perdi!” okok! Agora posso continuar fazendo sem competir com mais ninguém! Ponto! Simples assim!
Às vezes alguém me diz: “Olha você viu o que Alberto Lopes abriu mais uma clínica de hipnose?”ou “Viu que o Drº Miguel Cocco lançou mais um livro?” Rsss…. A maioria destas pessoas são minhas amigas e não estou competindo com elas. O Alberto já me indicou mais de uma vez para atender clientes que são da Madeira, eu já indiquei clientes do Porto muitas vezes…. E soube do lançamento do livro do Miguel quando ele “pensou” em escrever… Somos amigos!
Não quero ser igual a ninguém! Não quero “sequer” ter algo parecido com alguém, apenas faço a minha vida e ponto. Sendo assim tenho mais momentos felizes do que tristes e o que eu puder fazer para somar na vida de pessoas como estas, eu faço, sem competir, sem exigir, sem trocas…. Ontem uma pessoa me perguntou quem era o melhor professor de Coaching que eu indicaria e, sem nenhuma dúvida, indiquei o meu amigo Pedro Vieira! O cara é um espetáculo, é fera no assunto e não competimos! Todos nós somamos para ajudar pessoas, cada um com a sua maneira, é claro!
Não entre em uma competição, não perca o seu tempo querendo estar na frente ou querendo ultrapassar ninguém… Apenas continue…. Um amigo no Brasil se inscreveu para a famosa corrida de final do ano, a corrida de São Silvestre e eu perguntei, “Vinícius tu achas que tem chance de ganhar?” e perguntei rindo ehhh…. Ele respondeu que queria apenas concluir a prova! Era uma questão pessoal… A ideia era vencer sim sim! Mas vencer a ele próprio!
Pense comigo! O que é mais importante? Mostrar que manda mais em casa? Competir com a sua companheira ou companheiro para os seus filhos verem quem ganha ou apenas vencer, superar aquilo que compete apenas a você e cada um fazer a sua parte?
Sei que existem competições importantes dentro do desporto ou até dentro de uma empresa e não estou pedindo para você desistir de competir, mas para prestar atenção se é mais importante em qualquer área da sua vida competir para vencer (alguém) ou se é competir com você e chegar até o final “e” com a sua integridade intacta?
Entre para ganhar… Mas se não ganhar o troféu melhor do mês, continue por outros motivos… Porque você merece, porque faz parte do seu processo de evolução, porque outras pessoas também serão beneficiadas e por aí vai…. Mas…. mantenha a sua mente ativa, livre e preparada para vencer os “seus” medos, os “seus desafios, as “suas” necessidades e não as do mundo.
Desejo do fundo do meu coração que seja feliz, muito feliz e cada vez mais feliz e que a cada dia o seu foco seja mais direcionado para a pessoa mais importante do Universo – Você e apenas você! Sem vaidade, sem concurso Maior Ego 2017/2018, sem subir nas passarelas eu sou FODA e posso mais…. Apenas cuide da sua (preciosa) vida.
Será um prazer ter você no meu GRUPO VIP no Telegram, clique AQUI para participar!