Nº57| Para Refletir | Eric Pereira
Esta é uma daquelas perguntas que parecem estranhas de se fazer, porque acreditamos que a resposta sempre será SIM! Quando eu a faço em minhas palestras, penso que 95% das pessoas levantam a mão e as 5% que não levantam é por pura preguiça, mas também querem e claro que quando dizemos sim a esta pergunta, logo queremos saber como? A que preço? Então hoje resolvi te entregar um dos segredos das pessoas de grande sucesso. Porém, quero logo no início te dizer que este deve ser um daqueles artigos grandes, ok? Apesar de ainda estar no começo, estou cheio de vontade de compartilhar esta informação e se estiver cheio de vontade de aprender também será especial.
Vamos lá?!
Estou muito habituado a desenvolver trabalhos em grupo e individuais cujo objectivo é o de ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas, porém quando as entrevisto gosto imenso de compreender o que significa “melhorar”, “transformar”, “mudar por completo”, pois acredito que as palavras possuem um significado diferente para cada um de nós e às vezes me deparo com pessoas que estão em busca de melhorar, por exemplo, o tempo para estar com a família e só isso (ponto). Outras possuem uma lista de pequenas coisas que acreditam que se mudarem, mudam todo o seu mundo e em ambos os casos as pessoas estão certas. É a visão de cada um.
Eu deste lado quando penso em melhorar, já penso em algo mais contínuo, em todos os aspectos da vida e gosto muito de “estimular” meus clientes a avançarem um pouco mais e sempre quero que eles compreendam que podem provocar muitas melhorias em muitos setores de sua vida e gosto muito de acreditar que o meu papel como Coach e terapeuta não é apenas de executar o que a pessoa deseja, mas sim ajudar dando o meu melhor para que ela também consiga performar melhor em todos os ambientes de sua vida.
Sou Master em Programação Neurolinguística e utilizo imenso a PNL na minha vida e de meus clientes e uma das coisas que mais gosto em meus estudos é compreender como as pessoas de sucesso pensam e agem e “modelar” estes processos já me levou a mudar de patamar muitas vezes e digo muito que os “campeões” possuem algo muito em comum e quando digo campeões, me refiro as pessoas que vencem na vida e pode ser em um ou vários setores da vida, ok?! E sabe qual é este algo em comum? Elas buscam uma coisa muito especial:
Melhoria Contínua
É interessante como estas pessoas utilizam a melhoria continua como principal objetivo para alcançar os melhores resultados na vida e vou explicar o que é e porque faz tanta diferença.
Eles acreditam (e muito) que os resultados não precisam ser atingidos todos agora, ao mesmo tempo e nem que para isso você precisa fazer tudo rápido e hoje, muito pelo contrário, eles acreditam que tudo deve ser melhorado continuamente. Que ver um bom exemplo? Um cliente me disse outro dia que estava ganhando consciência do seu processo de vida e sentiu que perdeu imenso tempo e que precisava de iniciar uma dieta e ir urgente para o ginásio. No dia seguinte cortou os hidratos e treinou por 2 horas, no dia seguinte a esse fez a mesma coisa e já anunciava aos 4 ventos as suas incríveis mudanças. Já no terceiro dia, mal conseguia sair da cama com dores e sentia-se nervoso pela alimentação restritiva…ele foi logo ao extremo, compreende?
Na filosofia destas pessoas, a melhoria contínua significa melhorar continuamente, mesmo que seja um pouquinho. Então se deseja melhorar algo, comece agora, mas vá fazendo e vá melhorando dia, após dia, então pode começar a fazer pequenos exercícios em casa quem sabe e apenas 15 minutos e depois caminhar mais 10 minutos aí perto de casa mesmo e se for melhorando isso gradativamente é possível que consiga chegar a fazer uma meia maratona (se estiver dentro de suas metas), porém esta performance tem seu tempo e a melhoria vai acontecendo.
Eu escrevo “profissionalmente” há 5 anos e sinceramente acredito que hoje a minha escrita é mais consistente, mais clara, sinto que tenho um jeito particular de escrever e gosto de acreditar que levo o leitor a pensar e pensar de você e a minha maneira única não foi conquistada escrevendo 30 dias seguidos, nãoooooo!!!
Escrevi uma vez por semana e depois escrevi por 30 dias em um desafio que eu propus e foi muitoooo difícil, depois ficava muitos dias sem escrever nada nadinha e depois escrevi por 365 dias seguidos, escrevi 3 livros e hoje quase que todos os dias contribuo com algum texto e pelo número de pessoas que me escrevem, sinto que estou em “melhoria contínua”. O Eric do mês de fevereiro, já não é o mesmo de Março, então significa que melhorei, que amadureci, cresci e é normal que o meu texto ganhe com isso, compreende tudo que quero dizer aqui?
Convido-o a olhar com atenção para algo que quer muito na sua vida! Olhe mesmo com atenção e depois faça a seguinte pergunta: O que tenho feito diariamente para melhor isso? Se pensar muito é porque nem tem isso sob controlo, não está consciente para isso, então volte a olhar com mais atenção e pergunte-se novamente!
Não faz um mês que atendi uma mulher que me pediu ajuda para fazer a sua transição de carreira. Ela é professora e quer ser terapeuta e já quer isso há 9 anos. Perguntei o que ela tem vindo a fazer para que isso aconteça e ela me perguntou: “Como assim? Não entendi a pergunta?” Compreende? No mínimo se ela já quer isso há 9 anos, ela deveria estar fazendo cursos, lendo livros sobre, buscando saber como funciona e na verdade depois de 9anos querendo agora ela quer saber por onde iniciar, então não se trata de uma “transição de carreira”, se trata no máximo de umas sessões de coaching para orientá-la a iniciar este processo.
Há uns anos atrás eu estava almoçando com meu amigo Miguel Cocco e eu falava sobre a minha vontade de ser escritor e ele afastou nossos pratos da mesa, tirou os copos, sacou uma caneta e olhou para mim e perguntou: “Então me diga tudo que está fazendo para se tornar um escritor? Está escrevendo diariamente? Tem vivido um dia como um escritor? Aliás como vive um escritor?” Me encheu de perguntas e não eu soube responder nenhuma delas, porém naquele dia ele me ajudou a iniciar meu processo!
Entende o que digo? Peraí, viver como um escritor? Simples, mas jamais tinha pensado nisso. Eu hoje vejo claramente que não é fácil passar 3, 6 horas do dia só a escrever e diariamente me dedico fielmente a escrever por 2 horas e claro que às vezes é muito mais e a cada dia a “melhora contínua” me mostra que é assim que chegamos lá e não de outra maneira! É um passo de cada vez que damos a volta ao mundo e não adianta querer inventar mil maneiras diferentes que poderá até chegar lá, mas a que preço? Chegar lá sem ao menos se lembrar do caminho que percorreu? Sem aproveitar “o” caminho? Sem viver “a” experiência? Não, né…
Ao longo da vida percebi que quanto mais claros eram os meus objetivos, mais chances de atingi-los eu tinha! Então comece por aí – clarificando tudo…. Compreendendo o que acontece neste exato momento consigo (se ponto A), deixe claro onde quer chegar (seu ponto B), como quer chegar, em quanto tempo quer chegar e quem quer ter ao seu lado quando chegar, quem quer ter no caminho entre um ponto e outro.
Lembre-se que quanto mais claro for melhor e uma recomendação que dou a todos sempre é que procure imaginar como quer se sentir durante o processo e quando chegar lá! Qual a sensação que deseja ter ao alcançar o objetivo maior? Pegue tudo isso e coloque na sua “melhora contínua” e aos poucos vá fazendo acontecer, com emoção. Acredito que quando fazemos diariamente dando o nosso melhor, colocando mesmo a nossa emoção isso se torna intenso, verdadeiro, único!!!
Quer melhorar a sua vida?
Saiba que existem melhoras (a maioria) que o preço é mesmo alto e não estou falando “s”” de dinheiro, ok? Claro que existe melhorar que o dinheiro tem que ser investido, mas estou falando de “dedicação” por exemplo, de persistência! Melhora contínua significa inclusive compreender que as coisas não acontecem da noite para o dia e é preciso muita persistência, principalmente para as pessoas que estão habituadas a plantar agora e querer colher daqui a 30 minutos.
Coloque uma coisa na sua cabeça! Por favor! Não existe resultados extraordinários com ações medianas! Nãoooooo MESMO! Precisa fazer e fazer de novo e continuar a fazer “até” que comece a acontecer e depois continuar e continuar “até” que ganhe consistência e continuar e continuar e ir melhorando continuamente até que se torne um hábito e depois de tudo isso se manter no caminho até que se torne um estilo de vida e jamais desistir ou parar até que se torne “A” sua vida!
Espero ter contribuído e por favor coloque de 1 a 10 o que achou deste artigo, sendo 1 (fraco) e 10 (muito bom).
Conto com sua sincera resposta,