Nº52| Para Refletir | Eric Pereira
Hoje acordei entusiasmado e na verdade tenho estado muito entusiasmado nos últimos dias e isso se deve ao fato de estar conectado com meus projetos e todas as vezes que estou conectado (de verdade) o entusiasmo toma conta de mim. Então decidi pesquisar um pouco sobre “entusiasmo” e descobri que além de ser algo misterioso que transforma uma pessoa comum e excepecional é uma das palavras (menos) compreendidas de uma língua e vou citar aqui um trecho que li:
“Entusiasmo – a palavra vem de duas palavras gregas “em” e “theos”. Literalmente traduzida significa, “em Deus”. Falamos de tais pessoas como inspiradas. O entusiasmo torna uma pessoa velha, jovem; e sem ele, o jovem se torna velho. É a primavera oculta de energia inesgotável. É aquela força bonita que nos conduz da mediocridade à excelência. Ilumina com aspecto brilhante um rosto triste, até que os olhos cintilem e a personalidade se ilumine com alegria. É o carisma que atrai pessoas prestativas e alegres para se tornarem nossos amigos produtivos. É a fonte emocional prazerosa que borbulha, atraindo pessoas para o nosso lado e observando a alegria que brota do nosso coração. É a canção alegre de uma pessoa positiva que canta uma mensagem inspirada ao mundo:
“Eu posso! É possível! Nós faremos!”
Estas são palavras do Daniel Luz e precisava transcrevê-las aqui, pois tenho certeza que enriquecerá este artigo, agora eu posso hoje estar entusiasmado, porém a maioria das pessoas que tenha atendido não compartilham do mesmo entusiasmo e alguns deles possuem uma enorme lista para “justificar” os motivos porque não podem estar entusiasmado. Eu confesso que nem sempre estou e quando penso sobre até acho normal não estar 24 horas por dia entusiasmado pulando e eufórico.
Ops! Deixa explicar de outra maneira – Nem acredito que estar entusiasmado ou utilizando a tradução literal “em Deus”, seja estar eufórico e elétrico, pois quando me imagino assim, logo vem o pensamento de estar acelerado (Nada confortável isso) e depois sentir-me exausto, pois acredito que estes fortes e intensos picos de euforia podem ser engraçados “durante”, mas chegará a um momento onde realmente o cansaço toma conta e nos sentimos moídos (pelo menos eu me sinto), então prefiro pensar no entusiamos como uma chama que me mantém focado, disciplinado e me impulsiona, mas sem nenhum exagero! Melhorou, né?!
Acredito que somos muito o “espelho” do nosso ambiente e às vezes vejo pessoas comuns acreditando que ser extraordinário é ser entusiasmado neste grau de “euforia” e talvez, e repito, “só” talvez, o fato se dá por muitos profissionais venderem nas redes sociais esta ideia de mundo perfeito, de vida brilhante, até acredito que ela exista e tenho momentos na minha vida que são exatamente assim, tão incríveis que seria difícil de descrever, porém e sim, sempre tem um porém, estas mesmas pessoas não falam sobre o outro lado da moeda ou pelo menos a maioria não e acredito que eles também se decepcionam, acordam mal um dia, brigam e sentem raiva, porém “vendem” apenas aquilo que as pessoas querem comprar. (Será que falei de mais aqui?!)
Enfim, eu defino estar entusiasmado a estar conectado a algo e às vezes este “algo” nem é uma coisa só! Às vezes são várias pequenas coisas que quando nos mantemos conectados, nos mantemos fiéis, separadas ou juntas nos movem e isso me faz estar bem “ou” me manter neste estado por mais tempo e claro que no meio deste processo todo algumas vezes acontecem coisas que eu não contava (por exemplo) e fico triste, chateado e às vezes muitooooo PUTO! E mesmo assim com letras maiúsculas, mas a diferença aqui é que não permito ficar neste estado por muito tempo, até porque além de saber sair destes estados (quebrar padrões), ficar muito tempo “neles” não me ajudará em absolutamente nada, então entro (ou) sou jogado naquele estado por algum fator externo, sinto o que estou sentindo e olho para como fui parar ali e saio.
Mas é sempre fácil assim? (rindo alto aqui) – Nãoooo! Nem acho que é simples assim e às vezes preciso lutar um pouco para sair e minhas armas secretas são colocar o fone de ouvido, aumentar o som e ouvir músicas que colocam para cima (sempre), se não funcionar vou para o meio da sala e pulo ouvindo a música e sim é pular e pular e pular até cansar e normalmente neste processo que dura 4, 5 minutos eu me liberto. Às vezes vou para o Youtube ver vídeos de comédia e dou boas gargalhadas e atenção que não estou ignorando o “fato que aconteceu”, jamais, pois isso seria fugir da situação e neste caso é perigoso pois o problema vem pior depois! É apenas me “distanciar” para resolvê-lo em outro estado.
Jamais tente resolver uma questão em um estado emocional pobre! Eu já fiz isso e buscar solução triste, pra baixo é a mesma coisa que ir ao supermercado fazer compras com fome! Vai comprar com a barriga e nunca com a cabeça. Rssss, e quando quebro este estado emocional menos bom, pobre de recursos alavanco os recursos positivos, volto a buscar emoções fortes e depois disso vou olhar para “a questão” de outra forma, com entusiasmo! Compreendeu a ideia aqui?
Se liga na ideia de se manter entusiasmado e se por qualquer motivo a sua vida hoje não tiver entusiasmo e você buscar aí na memória e não se lembrar da última vez que sentiu-se entusiasmado, acho que pode estar com um “probleminha aí” que merece sua máxima atenção, pois viver sem entusiasmo pode ser viver triste, em depressão ou até mesmo pode estar apenas lutando para sobreviver. Acredito já há muitos anos que precisamos ter a chama acessa, pois se não tenho motivos para estar aqui, porque estaria? Entende o que estou falando? Neste exato momento estou falando sobre entusiasmo, estando muito entusiasmado e assim que terminar este artigo vou focar na construção da estratégia de 2 clientes, uma que é muito ansiosa e outra que se sente completamente perdida em sua vida e isso me dá muitoooo motivo para estar assim, pois gosto imenso e ajudar pessoas comuns a se tornarem extraordinárias.
Posso até “errar” no que direi a seguir, mais há muitos anos atendo pessoas e as ajudo a construir estratégias para se sentirem melhor e em quase todos os casos (99,8%), estas pessoas estavam sem um rumo, sem um objetivo maior e quando aprofundávamos no processo ficava claro que a maioria nem sabia o significado de ter um “propósito de vida” definido e a maior parte nem metas tinha e algumas até achavam perca de tempo definir metas e estabelecer prazos e sabe o que mais eu ouvia? “Pra quê ter todo este trabalho se não vai mesmo acontecer?” (!?Em choque!?). No início eu pensava assim: Como pode? Peguei um caso complicado e depois percebi que não se tratava de um “caso isolado” e sim de uma espécie de pensamento coletivo, de hábito maldito, rssss!
Então para despertar e manter aí dentro o seu entusiasmo, acredito sim que deva olhar para a sua vida com atenção “e” muito carinho e perceber o que faz no seu dia a dia e como faz e já pensou porque “ou” para que faz? As perguntas certas podem lhe conduzir para o caminho certo. Existe um provérbio Dinamarquês que diz: “É melhor perguntar duas vezes, do que se perder uma vez” e como Coach aprendi que a pergunta certa leva sempre à resposta precisa e é incrível como uma série de perguntas bem feitas pode tirar uma pessoa da “escuridão” e “iluminá-la” quase que imediatamente e viver na (ignorância) é mesmo assumir que estamos aqui nesta existência apenas a passeio e mais nada.
Então, sim! Eu estou entusiasmado porque tenho bons projetos, porque acredito que diariamente minhas dicas escritas, meus podcasts (podcast365) ajudam pessoas a saírem da escuridão em que vivem e algumas são “iluminadas” rapidamente, outras demoram um pouco mais e a maioria (na minha opinião), vai se iluminando aos poucos, mas no final contribuo de alguma forma.
Sim! Estou entusiasmado, porque decidi que vou ensinar as pessoas a programarem a sua mente e vou lançar em breve um curso 100% online de programação mental e auto-hipnose e acredito que desta forma ensinarei pessoas a compreenderem as suas feridas emocionais e a trabalharem para reverter, ressignificar os acontecimentos e viver melhor, isso não é excelente? Uauuuu, estou MESMO entusiasmado!
E você o que te entusiasma? Pense um pouco e compartilhe comigo!
Até a próxima,