Nº49| Para Refletir | Eric Pereira
Eu já tive dentro do “caos” algumas vezes e quando digo isso, quero mesmo dizer em momentos onde tudo acontecia ao mesmo tempo, a minha mente estava acelerada, eu a mil por hora e se eu contasse para qualquer pessoa tudo o que estava acontecendo, todos diriam que eu estava tramado e realmente não existia nenhuma chance de me recuperar, de me levantar novamente. Porém, mesmo dentro do “caos”, atravessando o inferno e “às vezes” reclamando ou soltando uns bons palavrões, uma parte minha era otimista e eu sempre lembrava o que a escritora Helen Keller dizia: “O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo.”
Pode parecer estranho sobre o que vem a seguir, mas sinceramente a cada dia que passa eu vejo o mundo mais doente e peço desculpas se não concorda comigo, pode ser que a minha visão esteja comprometida por ouvir tantas pessoas a reclamarem em meus atendimentos, mas quando analiso isso mais a fundo não se trata apenas dos meus clientes, mas do que vejo pelo mundo fora.
São pais abandonando filhos, são filhos que matam pais por causa de dinheiro, pessoas alucinadas se suicidam porque o namoro acabou, porque estão endividadas e muitas porque não conseguem viver com suas tristezas. A ansiedade e o pânico parece que tomaram conta do mundo e infelizmente a mesma internet que nos traz as melhores ferramentas, nos possibilitando uma comunicação rápida nos traz as piores notícias (fake) e antes o que era apenas ler, compreender e acreditar, hoje é ler e verificar a autenticidade da informação e mesmo sendo verdadeira ela pode mudar daqui a 5 minutos!
Com tanta “loucura” acontecendo, será que a memória coletiva não está sendo afetada?! Não sei se sabe, mas todos os nossos pensamentos vibram em uma frequência que atrai, que se junta a outros pensamentos e gosto de dizer que quando começamos a pensar (por exemplo) em uma vida triste, enviamos para a nuvem, através do nosso wi-fi mental esta informação e todas as outras pessoas com o mesmo pensamento enviam para a mesma nuvem suas tristezas e às vezes quando acessamos novamente, já não descarregamos apenas o que enviamos mas todas as informações que lá estão! Compreende este pensamento? Faz sentido para você?
Agora, quando faço de tudo para me manter dentro do otimismo, também envio informações positivas para uma nuvem e nela outros otimistas também enviam e quando descarrego… Já sabe, né? Inúmeras vezes no meu passado distante quando eu estava mal e me sentia perdido, lembrava do meu primeiro mentor Joseph Murphy e das cassetes que ouvia na época (quase) que forçado pelo meu tio para expandir a minha mente. Na época ele fazia-me ouvir para melhorar em matemática, tinha 10,11 anos e mal sabia ele que aquilo se tornaria para mim uma poderosa ferramenta.
Pensar positivo, insistir para sairmos de onde estamos e irmos para um lugar melhor, trabalharmos para transformar, é algo extremamente importante que todas as pessoas deveriam ter como prioridade, porém ao mesmo tempo que acredito nisso, compreendo que muitas pessoas não conseguem, pois são bombardeadas desde sempre por notícias negativas e exemplos fracos e desculpa novamente, mas sendo bem direto, muitas famílias educam seus filhos dentro de um ambiente de medo, de escassez, de fracasso e isso faz com que a maioria destas crianças, cresçam alimentando-se de uma nuvem assim.
O Famoso pastor Norman Vincent Peale, considerado o ministro dos “milhões de ouvintes”, o doutor em “terapêutica espiritual”, dizia: “Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo” e sem prepotência, posso completar a frase dele dizendo, que quando (nós) mudamos os nossos pensamentos, além de mudarmos o nosso mundo, mudamos o das pessoas ao nosso redor, aquelas bem próximas e depois nós com estas pessoas próximas contagiamos outras pessoas e assim vamos aumentando a nuvem do bem.
Percebo sempre quando estou animado (na maioria das vezes) e basta estar por 1 hora com um cliente para ele me dizer: “Só de estar contigo já me sinto bem e saio daqui aliviado”. Entende o que quero dizer? Nós temos o poder de mudar tudo (dentro) e também de mudarmos tudo fora!
Sei que às vezes estamos cansados, sei que às vezes nos sentimos fartos de algumas coisas que a vida está nos trazendo, mas devemos ter atenção que a vida não nos impõe absolutamente nada!!! Somos nós que colocamos movimento, ação, energia e atraímos tudo o que queremos e se neste momento está vivendo o “caos”, olhe para ele com carinho, pois isso que sente aí dentro, foi construído por você mesmo para se fartar, se cansar e iniciar um processo de transformação!
O erro de muitas pessoas é sentirem-se desconfortáveis com algumas situações e permanecerem nela e por favor, volte e leia de novo esta frase! E sim, elas estão cansadas, mas vão se acostumando a viver assim, quase que entrando em um ritmo automático e muitas vezes porque mal possuem força para se manter dentro daquele ciclo vicioso, imagina sair dele, né? Impensável.
Você precisa urgentemente avaliar a maneira como está conduzindo a sua vida e recomendo que faça isso iniciando pelos seus pensamentos! Como tem pensado diariamente?
Observe quais são seus pensamentos quando acorda, nas primeiras horas da manhã, ao caminho do trabalho, durante seu almoço e intervalos. Após o almoço, a caminho de casa, minutos antes do jantar e na hora em que vai dormir.
Pode sim ser cansativo olhar para isso com alguma atenção, mas acredite em mim quando eu digo que isso é realmente importante. É mesmo muito importante que observe e que quando estiver observando alguns destes pensamentos, consiga identificar como se sente, pois quando vivo a vida sem questionar, sem compreender, sem ajudar meus movimentos, não posso depois reclamar dos meus resultados, não é mesmo? Mas fazemos isso e sabe quando? O tempooooo todoooooo! Reclamamos e reclamamos e “às vezes” fazemos uma pequena mudança, não a mantemos e voltamos a reclamar que nada dá certo! Rssss.
Estamos sem nenhuma dúvida vivendo na era do “imediatismo” e isso tem causado tantos danos na vida das pessoas, ohhh meu Deus!
Enfim, recomendo que antes de mais nada faça esta avaliação sobre seus pensamentos e faça isso de maneira consciente por 2,3 dias por favor, depois perceba aquilo que deve mudar, alterar e faça imediatamente! Nada de deixar para segunda-feira, para o próximo dia 1 do próximo mês, é agora e acredite que daqui a 12 meses você vai ter desejado muitoooo ter feito estas mudanças no dia de hoje.
Depois coloque na sua cabeça que não existe um segredo para sustentar tudo isso! O que existe aqui é consistência. Seja consistente, mantenha o plano A e que ele seja ser otimista, acreditar, ter fé, permanecer dentro da nuvem “Eu acredito” e trabalhe para que mesmo quando estiver tudo caminhando lindamente o seu otimismo seja alimentado e para quando tudo estiver realmente dando errado, você consiga dizer para si: Calmaaaa… Deixa-me olhar para isso direitinho. Deixa-me ver por ângulos diferentes e porque isso está acontecendo, deve ter um sinal aqui! O que esta situação quer me mostrar e por favor aprenda com os momentos menos bons e se fizer tudo isso certinho, chegará um dia que compreenderá que tudo nesta vida é aprendizado e estamos aqui para evoluir e não existe evolução dentro da nossa zona de conforto!
Se fez sentido este artigo, por favor comente e compartilhe nos seus grupos de WhatsApp, nas redes sociais e vamos ajudar outras pessoas também a refletirem e colocarem ação na vida.
Até o próximo,