Nº09 |Para Refletir | Eric Pereira
Eu não sei se você é um procrastinador profissional ou aos poucos está se tornando um, porém atenção a isso, pois a causa de estar em sofrimento constante pode ser esta! E antes de mergulhar neste assunto, vou descrever aqui duas descrições sobre a palavra “procrastinador”, ok?
1-Quem ou aquele que adia a realização de algo; quem ou aquele que procrastina. Quem ou aquele que é lento, moroso, preguiçoso.
Ou como muitas vezes “eu” defino, aquele de deixa tudo para a última da hora e no final se enrola e não faz nada “ou” faz tudo mal feito (ponto).
A questão é que compreendo que cada pessoa possui um ritmo, que algumas são cheias de energia (EU), para fazer acontecer e outras precisam de mais tempo e penso que está tudo certo, mas por favor não confunda as coisas aqui, pois não estou falando sobre fazer no seu tempo e sim fazer! O procrastinador, “se enrola” muitas vezes porque vai adiando, vai contando historinhas para justificar porque não faz agora e alguns são tomados por uma preguiça quase que “demoníaca” e não saem do lugar.
Ok, posso ter pegado aqui pesado na palavra “demónica”, mas entenda que fico mesmo surpreso com pessoas que parecem estar sempre cansadas, elas passam uma impressão de que carregam o mundo nas costas e se perceber, estão sempre reclamando, encostadas e são estranhamente acomodadas.
Analisando grande parte das pessoas que atendo, observo que muitos sabem o caminho, porém custa imensoooooo segui-lo e as justificativas deste grupo (procrastinador), não é muito diferente! “Não sei se vai dar certo…. Tenho azar…. okok, já entendi, daqui a pouco verei isso, não é o momento certo…” e com isso vão acumulando frustrações, decepções, pois muitos dos procrastinadores que conheço, adorariam ser diferentes, mas trabalham muito perto de zero para abandonar a zona de conforto em que se encontram.
Eu deste lado, algumas vezes acredito que algumas destas pessoas, elas até são “proactivas” dentro de suas mentes! Mesmo que acredito que internamente elas sonham, até planejam “e” muitas devem até acreditar, mas elas deixam para executar depois e na vida de muitas destas pessoas “o” depois nunca chega.
Observe, pois você pode ser uma destas pessoas e se for, quem sabe não esteja na hora de olhar com mais atenção para tudo isso e buscar ferramentas para transformar está energia parada em energia corrente…. Quem sabe não comece a fazer uma pequena lista de prioridades e mesmo que pequena, consiga cumpri-las d.i.a.r.i.a.m.e.n.t.e?
Vou compartilhar aqui 5 formas de evitar a procrastinação e peço que leia e releia cada uma delas. Compreenda e coloque ação.
1º Crie uma rotina que se adeque ao seu estilo de vida
2º Realize as tarefas mais importantes primeiro (Prioridades)
3º Crie limites no uso de aparelhos eletrónicos (e sim, inclua seu celular).
4º Faça pequenas pausas entre suas tarefas
5º Se comprometa com VOCÊ, construa suas regras e siga-as!
E como sempre digo, se torne um FAZEDOR profissional e não precisa se tornar hoje, pode ir se tornando, pode ir fazendo o que não pode (proibido) é deixar para fazer amanhã, depois, outro dia….
Agora, me fala aí…. Destas 5 formas, alguma delas já faz diariamente?