Nº07 |Para Refletir | Eric Pereira
Não sei se alguma vez pensou nisso, porém é realmente importante compreendermos isso, pois na (minha opinião), muitas vezes é a mente que usa as pessoas, pois a cada dia me deparo com mais casos de pessoas com pensamentos acelerados, às vezes até “obsessivos” e vão construindo historinhas e situações tão estranhas que quando ouço, até me pergunto (às vezes) se aquela pessoa acredita realmente no que está dizendo e o (pior) é que elas acreditam sim e porque é que isso acontece?
Na maioria dos casos, acontece, porque estão tão ligadas no piloto automático que possuem dificuldade em separar a realidade da fantasia e vão acumulando pensamentos (menos bons) e empilhando-os de tal forma que não são mesmo nada reais e depois de um certo tempo, começam a se basear na “mentira” se posso dizer assim, ao invés da verdade. Compreendeu?
Vou seguir por outro caminho para ter certeza que está claro – Temos um pensamento matriz e deste pensamento vamos acrescentando outros, vamos pensando sobre e distorcendo e acrescentando os nossos “filtros”, nossas experiências e ao longo do tempo aquela matriz deixa de ser real, deixa de ser “pensamento zero”, para se tornar “pensamento 44”, com influência de outras pessoas que pedimos opinião, com acréscimo do que achamos e então estamos vivendo com cenas distorcidas e não reais, compreende?
Interessante é que isso acontece a todos nós e já me aconteceu inúmeras vezes, por “achar que…” e colocar demasiadamente meus filtros naquele cenário e são os que eu conheço e vi muito disso na minha vida no ano de 2019, quando eu começava a julgar alguém por qualquer atitude. Pode estar se perguntando talvez “como” observei isso e foi justamente porque estava fazendo um exercício para diminuir o julgamento que tinha sobre as pessoas e procurava ficar consciente, pois percebi que estava sempre a distorcer os fatos e “achava que…” com muita facilidade e em uma das minhas avaliações pessoais me dei conta de que deveria parar de julgar as pessoas, pois afinal eu não sei o que se passa na cabeça delas! Nem faço ideia do que elas passaram para ter aquela atitude e isso me ajudou imensamente a me manter presente “na minha vida”. Consciente o suficiente para perceber que eu não podia continuar a fazer aquilo.
E foi justamente dentro desta abordagem é que comecei a avaliar que estava deixando a minha mente, as minhas emoções me guiarem, enquanto deveria ser eu a guiá-las. Nesta altura do texto já deve estar consciente que usar a mente ao nosso favor é estar presente, pensar com calma, aumentar a atenção, direcionar o foco e garanto que fazer isso não é um exercício fácil, mas ele é sim possível e aos poucos tenho colocado esta atenção em vários setores da minha vida e neste momento estou fazendo isso com a minha alimentação, com meu corpo, com a minha mente e tenho adorado olhar com mais atenção para tudo o que estou vivendo.
Aprenda a utilizar a mente a seu favor e faça disso uma poderosa ferramenta para viver melhor, garanto que se tiver atento a tudo isso irá logo perceber que os seus resultados vão melhorando e existirá uma grande chance das coisas se tornarem muito melhores para você e chegará um momento que olhará para as suas emoções e sentirá o delicioso sabor do que é estar em paz, do que é estar bem, realmente bem consigo mesmo.
E quando começar? Ontem, pode ser? Rsss!
Obrigado por ter ficado comigo até aqui e por favor se gostou deixe um comentário e lembre-se de me acompanhar lá no meu canal do telegram “Alimentando a Mente com Eric Pereira”. Baixe no seu celular o telegram e depois siga o meu canal que todos os dias tem um podcast para você ouvir, pensar e alimentar a mente.