Eu queria ter escrito esta dica terapêutica ontem (01/08), início de Outubro, porém literalmente tivemos um dia de faxina na minha casa! Como acabei de montar um home office, decidimos aproveitar e fazer “a” faxina, jogando tudo que não servia mais, separando roupas e utensílios para doação e ainda trabalhei até muito tarde. Faz parte do processo, né?
Mas cá estou eu focado “ainda” na faxina, mas desta fez a ideia é outra – Quero chamar a sua atenção para uma faxina mental! É isso mesmo…Acredito que toda “cura” exige uma limpeza de pensamentos e se prestar atenção, acumulamos tantas coisas em nossa mente, né? São pensamentos com a data de validade ultrapassada, crenças que nos limitam, verdades absolutas que nunca foram nossas, mas numa terça-feira qualquer de sol as compramos como se fossem nossas e por aí vamos seguindo como grandes acumuladores.
Os leitores que já me seguem sabem que falo imensamente sobre “Ansiedade”, “Medos” e outras feridas que infelizmente estão se instalando cada vez mais na mente das pessoas e estou constantemente trabalhando para ajudar o maior número de pessoas a se livrar destas feridas emocionais “ou” como gosto de chamar estes bloqueadores de felicidade.
Acredito que constantemente fazemos uma faxina em nossa casa! (pelo menos aqui em casa isso é frequente) e depois destas faxinas a casa parece ficar mais harmoniosa, limpa, cheirosa e com aspecto de…. paz…. Também estamos diariamente fazendo nossa faxina corporal, né? O que chamamos de “higiene”. Eu nunca vi uma pessoa tomar banho apenas uma vez por semana ou escovar os dentes quinzenalmente. Claro que não! Precisamos fazer isso com frequência, eu por exemplo tomo 2 banhos por dia e no verão às vezes 3.
Agora se temos todo este cuidado com o lugar que moramos, com o nosso corpo, porque não temos com a nossa mente? (Pense um pouco…)
Às vezes tenho diante de mim em consultório pessoas muito bem arrumadas, cheirosas com maquiagem desenhada na perfeição e com mentes complexas e maltratadas e fico mesmo a pensar porque é que as pessoas cuidam de tantas coisas e deixam a nossa “máquina principal” de lado! Prioridades? Falta de informação? Enfim, não sei responder a esta pergunta, mas o que sei é que podemos despertar em relação a este tema e colocá-lo na nossa lista de prioridades, certo?
Que tal se começássemos esta “faxina mental” construindo hábitos positivos para que com o tempo a nossa mente se habitue a pensar positivamente e trabalhar a nosso favor? Teve uma época da minha vida que eu era muito negativo (dá para acreditar nisso?) Mas sim é verdade! E depois que comecei a estudar a programação neurolinguistica compreendi que era extremamente importante pensar e falar de maneira correta para desenvolvermos um ritmo positivo e garanto que no início foi realmente difícil, porém a minha persistência me ajudou muito no processo de transformação.
Muitas pessoas até iniciam a “ideia” de transformar pensamentos, mas logo desistem nos primeiros dias, “ou até” nas primeiras horas. E garanto que mudar pensamentos, alterar a nossa postura diante da vida é uma tarefa que exige muito esforço da nossa parte e jamais acontece instantaneamente. Precisa de determinação, mas garanto que se tiver, as recompensas são incríveis e constantes.
Comecemos tendo AMP – Atitude Mental Positiva.
Acredito que de tudo o que acontece podemos tirar uma Atitude Mental Positiva se analisarmos com cuidado e isso é tão interessante que lá atrás, no início desta minha jornada, eu precisava pensar e pensar e hoje é automático. Seja lá o que me acontecer eu SEMPRE tiro algo de positivo. Aliás eu acordo todos os dias super grato com a ideia fixa de que se acordei e não encontrei ninguém de branco ao meu lado, significa que não acordei no céu e nem na cama de um hospital e SINCERAMENTE pra mim (Eric Pereira), isso já é motivo suficiente para ser grato por todooooooo o meu dia.
Alguns compreenderam e isso será o suficiente para eles iniciarem um processo de transformação e para outros isso será mais uma daquelas historinhas motivadoras e encontraram 2 defeitos para cada ideia/solução e isso também faz parte do jogo, né? Afinal não agradamos e não convencemos todos.
Vou listar aqui x ideias para auxiliar a sua faxina mental e peço que depois de ler este texto escreva nos comentários qual a que faz mais sentido para você, combinado?
🔗1. Entenda a importância da faxina mental
A primeira coisa que precisa fazer é compreender a verdadeira importância desta faxina mental e ter em mente que ela deve ser feita no início com uma certa persistência, quem sabe até com mais Constância e depois deve ser inserida em uma agenda periódica ou utilizada sempre que sentir necessidade.
🔗2. Crie o hábito de caminhar
Eu sou um viciado em fazer longas caminhadas e normalmente faço cerca de 10km por dia logo de manhã e digo sem medo de errar que estas caminhas são realmente uma grande faxina mental, pois caminho em um lindo e grande bosque e entre um passo e outro respiro aquele ar delicioso, sinto o cheiro das árvores e isso pra mim é uma brutal higiene mental.
🔗3. Reveja amigos antigos e faça novos
Amizade é algo que tem o poder de transformar pessoas. Eu gosto muito de ligar para meus amigos antigos, às vezes trocar algumas palavras e outras ter longos papos e isso de alguma maneira desanuvia a mente e nos ajuda a sentirmos um pouco mais de felicidade.
🔗4. Tenha um passatempo
Ter um passatempo faz toda a diferença na vida de uma pessoa, pois nos ajuda a levar a nossa mente para outro lugar e garanto que isso é um santo Remédio. Eu constantemente troco de passatempos, colecionei por alguns anos selos, depois moedas e notas antigas e durante algum tempo estava lá eu pesquisando, observando e estudando sobre. Tive uma fase que jogar xadrez era o meu passatempo preferido e hoje é sem nenhuma dúvida escrever! Sou apaixonado por traduzir meus pensamentos e colocá-los aqui em forma de palavras….
🔗5. Alimente a sua mente
Leia bons livros, ouça ótimos podcasts, veja palestras, faça cursos online, formações presenciais, leia bons textos…. Alimente constantemente a sua mente com conteúdos que realmente façam sentido para você e que lhe tragam além de conhecimento uma sensação de satisfação e tranquilidade.
🔗6. Livre-se de comunidades chatas
É verdade que estamos constantemente nas redes sociais e somos impactados por comunidades, grupos e páginas das mais diferentes possíveis e está tudo certo. Às vezes seguimos algumas páginas ou pessoas porque “aquele texto” ou vídeo fez sentido, mas depois somos bombardeados por conteúdos chatos que nos trazem algum desconforto e sinceramente não sei você, mas eu passei da fase de ficar discutindo pontos de vistas, preciso deixar de seguir e viver a minha vida melhor. É simples – Segue se gosta e se não gosta deixa de seguir e isso serve para a minha página também.
🔗7. Conecte-se com a parte boa do mundo!
Esta está sendo a minha vibe neste momento – Me conectar com a parte boa do mundo!!! Quero meditar mais, quero estar mais vezes à beira do mar em silêncio apreciando as ondas, quero estar com as pessoas certas nos momentos que quero, quero aprender a fazer yoga, tai chi e também quero conhecer lugares que me fazem tão bem… A vida é tão curta para “brincarmos” de sermos felizes que decido diariamente ser feliz de verdade e talvez algumas pessoas não compreendem o que é ser feliz (pra mim), mas aprendi que o importante é eu compreender.
🔗8. Se livre do lixo
Tudo o que perceber que é um lixo mental, por favor livre-se! Se o relacionamento tem sido complicado e dele vem pensamentos lixo que estão distraindo a sua vida constantemente, faça tudo que está ao seu alcance para resolver, mas não espere que ele destrua você para se livrar do que realmente te faz mal e isso serve para todossss os setores da sua vida!
Tem pessoas que sofrem por trabalharem em empresas onde o ambiente é péssimo, onde vivem constantes ataques e convivem com pessoas altamente tóxicas e são humilhadas dia sim outro não e sabe porque elas não se livram de tudo? Porque estão limitados, presos, às vezes viciados a estes comportamentos e temem não conseguir nada melhor. Algumas sentem-se tão mal Sem nenhuma autoestima) que se sujeitam a isso por medo de ficarem sozinhas na vida, sem emprego e sem dinheiro e já atendi dezenas de pessoas assim. Na maioria das vezes pessoas lindas e cheias de potenciais, mas cheias de “lixos mentais”
Enfim se deixar eu escrevo aqui 20 páginas sobre o tema e sei que tenho que me conter pois meus textos têm ficado muito longos e hoje mesmo tive um comentário de um leitor (ou quase leitor) que reclamou que não consegue me ler pois é muita informação, porém quando coloco meus fones de ouvido, aumento o som e mergulho nestes temas sinto-me muitas vezes como se estivesse MESMO falando para muitas pessoas. Adoroooo!
Pessoas, bora lá fazer realmente a nossa vida ser mais engraçada e interessante? Que tal nos concentrarmos em manter a nossa mente limpa, clara e positiva? Quem aqui está comigo?
🙏❤️Obrigado por ficar comigo até aqui,
Até à próxima,