Dica terapêutica | Eric pereira | Para refletir
Uma vez o meu professor de PNL (Programação Neurolinguística), disse: “Comunicação não é o que você fala e sim o que o outro entende” e juro que fiquei muito confuso com aquilo, sem saber, um pouco perdido, porém, com o tempo, um pouco de leitura e muita prática, fui compreendendo que nem sempre o que dizemos é o que o (outro) realmente intende e isso me fez rever muito dos meus discursos.
Penso que esta dica terapêutica lhe pode ajudar muito no seu dia a dia, pois muitas pessoas dizem coisas outras “acham” que dizem e no final tudo vira uma grande confusão linguística de “eu achei que…” ou “não me lembro de ter dito isso…” e na minha opinião (que fique bem claro) eu acredito que a maioria dos relacionamentos ou negócios apresentam problemas justamente por interpretações feitas de maneira errada.
Tenho reparado em pesquisas junto aos meus clientes que muitas pessoas nem chegam a transmitir toda a informação, mas por possuírem uma mente acelerada, elas acham que transmitiram, enquanto na verdade tudo que fizeram foi repassar dez vezes o plano, a ideia, a comunicação na sua própria mente de depois carregadas por nervosismo e ansiedade transmitem apenas um breve resume e “às vezes” mal feito e o recetor recebe uma informação completamente distorcida e confusa.
Estou sendo claro neste meu texto? Sim ou não? Eu confesso que procuro sempre enriquecer os meus textos com exemplos claros, com linguagem simples e acessível a todas as pessoas, para que a minha mensagem chegue à mente da maioria dos meus leitores, pois a minha maior intensão é provocar nas pessoas um “click”, para que o processo de transformação (ou) se inicie ou se acelere.
Então lembre-se lendo esta dica de cenas que realmente teve uma má interpretação ou que os seus resultados foram afetados e algumas até que chegou a se zangar, pois não disse aquilo!!! Ops! Calma aí! Você disse o que tinha que dizer, talvez com mais vírgulas ou ponto finais colocados em lugares errados e talvez faltando uma frase ou outra.
Interessante é que hoje na internet por exemplo, basta você digitar uma letra apenas errada e o email não chega para a pessoa. Basta esquecer de uma letra no endereço do site e é direcionada para um vazio ou se mudar uma palavra ao invés de visitar o site do Eric Pereira em Portugal, vai para o Eric da china! E vai mesmo….
Então na nossa fala, na nossa linguística a questão é a mesma, então “Se Liga” no que fala, na maneira como fala e use por favor todas as palavras, os exemplos, as pausas e pergunte se a outra pessoa (recetor) compreendeu a mensagem, pois nem sempre o que dizemos é entendido como queremos.
Ao melhorar a sua comunicação, tenho certeza que melhorará muitos dos seus pensamentos, ações e terá respostas mais precisas, mais inteligentes e depois é ir ajustando um pouco aqui ou lá e tudo vai se conectando!
Gostou da dica? Então curte aí, né?