É extremamente importante saber filtrar a qualidade da informação, principalmente porque vivemos em um momento atual onde somos bombardeados de informação a todo instante. Se não aprendermos a filtrar, nos perdemos entre o certo e o errado, entre pode e não pode e isso nos limita a chegar lá. Percebo que muitas pessoas se perdem (durante) o caminho, justamente por possuírem a (informação errada) ou por terem várias em mãos e não saberem qual é a certa.
Também vejo que muitas informações estão certas, levam ao mesmo resultado, mas por caminhos completamente diferente e alguns são mais rápidos e outros mais demorados…
Informação no momento atual determina o resultado e como vai atingi-lo. Respeito tanto isso que tenho a maior atenção à maneira como a absorvo e neste 7º passo quero que perceba a que me refiro quando falo “qualidade” da informação.
Para sairmos do ponto atual e avançarmos em direção ao resultado (Realização da meta), vamos precisar de informações sempre, seja pesquisando o trajeto, seja mesmo executando-o. Aconselho que verifique bem a fonte da informação e aprenda a selecionar o que quer ouvir e o que não quer mais. Por exemplo, eu deixei de ter um perfil no Facebook pessoal, pois estava farto de me deparar com informações sem fundamento compartilhadas por pessoas e isso ficava no meu feed de noticias, me atrapalhava muito. Depois disso percebi que eu escolhi onde e o que buscar! Não posso permitir que a minha mente seja alimenta por qualquer informação, compreende?
Neste momento por exemplo eu sigo várias pessoas do desenvolvimento pessoal, como o Lair Ribeiro (Brasil), Augusto Cury (Brasil), Pedro Vieira (Portugal), Jeffrey Zeig (EUA), Tonny Robbins (EUA) e outros nomes que gosto, pois eles escrevem de uma maneira que eu me identifico e sinceramente me fazem bem. Ouço muito os Podcast do Flávio Augusto (Brasil), Tribo Forte e aos poucos você também vai separando o que é bom (para você) e o que não é, mas importante é saber se a fonte é séria e se estou alimentando a minha mente com informação preciosa ou com teorias malucas.
Eu por exemplo gero conteúdo (TODOS OS DIAS), na minha página do meu Facebook, no meu blog, sempre que posso no meu Youtube e para o Sistema5 Academy e isso é simsim uma responsabilidade grande! São milhares de pessoas ali me ouvindo ou lendo e não posso escrever (qualquer coisa) de qualquer maneira. É esta preocupação que desejo que as pessoas que eu sigo tenham…. E quem eu sigo, percebo que têm esse cuidado pela maneira como oferecem o que oferecem.
Eu amo ler! E aprendi 2 coisas importantes ao escolher os livros que leio! A primeira é jamais comprar um livro pela capa, pois isso é marketing e posso estar comprando uma linda capa e ter um péssimo conteúdo. Outra é jamais comprar um livro com pressa! Hoje pego o livro com calma, vejo o índice, os temas, as referências, um pouco da maneira como o autor escreve e por aí vai.
Muito do que compro vem por indicações ou citações e isso ajuda (claro), mas estou cada vez mais atento, para não me decepcionar. Por mais barato que custe um livro é um investimento e ninguém quer jogar fora dinheiro e tempo, correto?
Sabemos que existem muitas teorias e não estou dizendo que são boas ou ruins! Mas dizendo que precisa prestar atenção naquelas que tocam realmente o seu coração, que fazem mais sentido para si, que realmente podem levá-lo para o próximo nível.
O poder de uma informação pode fazer TODA a diferença durante o seu processo!
E se “esta” informação faz sentido, escreva abaixo algo para eu compreender como você pensa em relação a esta 7º etapa.
#programaterapêutico #comodesenharmetas #atingirobjetivos #emdezetapas #ericpereira #pnl #desenvolvimentopessoal #coaching