Divida tarefas! Eu sei que as metas são suas, que são os seus sonhos! Ok! Porém procure dividir as suas tarefas! Encontre pessoas que estejam disponíveis para lhe ajudar. Pessoas que estão próximas de ti e podem também ser beneficiadas com os seus resultados.
Que não conseguimos abraçar o mundo já sabemos! Porém, podemos fazer um pouco mais se aprendermos a delegar, a dividir as tarefas que traçamos. Existem inúmeras maneiras de fazer isso e avaliar como fazer.
Se as suas metas são muito pessoais, pode ser que o cônjuge, um filho ou familiar possa ajudar! Durante alguns anos o meu irmão me ajudou a construir um sonho meu e depois o outro irmão me ajudou. Quando ganhei maturidade e comecei a ter uma vida mais profissional, a minha secretária me ajudou e a minha esposa me ajudou. Hoje tenho uma equipa toda (6 pessoas) comprometidas! 3 em Portugal, 1 em Londres, 1 Brasil e a minha esposa que está sempre ao meu lado na coordenação. Todos nós juntos somos uma equipa.
Muitas das minhas metas deixaram de ser (as minhas) e passaram a ser (as nossas) e tudo isso porque elas são mais abrangentes e envolvem o compromisso de ajudar outras pessoas, de despertar consciências e construir um grupo muito MAIOR!
A questão aqui é que independente de qual seja a sua meta, pode sempre encontrar pessoas que somem em sua vida e que possam de alguma maneira contribuir no seu processo de evolução.
Um alerta (importante) é que deve saber quem deseja ter por perto, envolvido nos seus projetos, pois não adianta contar com alguém, por exemplo, que não acredite em seus sonhos, que não valoriza as suas ideias. No fundo, terá uma pessoa seguindo (ordens) ou fazendo um favor e isso não é nada bom.
Claro que os (donos) de seus sonhos são os mais interessados e conseguem mergulhar mais profundamente na causa, porém outras pessoas podem despertar o mesmo interesse, a mesma vontade, a mesma disponibilidade! Minha esposa é muito parceira em (alguns) sonhos e neles mergulha profundamente comigo, outros pode não se doar tanto e é fácil compreender pois sãos os (meus) sonhos, as minhas metas! E está tudo certo ser assim.
Lembre-se por favor que não estou dizendo que o seu sucesso depende disso (Jamais), porém afirmo sem medo de errar que se tiver outras pessoas envolvidas nos sonhos e empenhadas para a realização de suas metas, o processo pode ganhar um pouco mais de agilidade. Nem sempre uma meta precisa de agilidade, mas algumas são essenciais.
Existem muitos sonhos que envolvem outras pessoas e como todos acabam sendo “beneficiados”, acredito mesmo que devem colaborar e para que tudo funcione lindamente lembre-se da 1º etapa – (Tenha um Plano claro), muito claro “até” para que as pessoas ao seu redor possam lhe ajudar.
Lembro-me de ter planos claros apenas na minha mente e querer que outras pessoas me ajudassem e nunca saia como eu pensava. Com o tempo percebi (claramente) que a questão estava na comunicação que não era boa. Eu via o cenário final e quem estava envolvido apenas via por etapas e algumas delas nem faziam sentido vistas “isoladamente”
Perceba nas etapas anteriores, no desenho do que deseja, quem pode somar, de que maneira e qual seria o benefício para justificar envolvê-la em seus planos. Depois fale claramente com ela e deixe que o seu entusiasmo e a sua motivação façam o resto.
#programaterapêutico #comodesenharmetas #atingirobjetivos #emdezetapas #ericpereira #pnl #desenvolvimentopessoal #coaching