Estes é um daqueles artigos que dará o que falar, apesar da minha intenção ser a de que ele seja para “refletir” e quem sabe aumentar de alguma forma a sua consciência sobre a sua vida! Uma coisa é certa, os pensamentos estão tão alinhados neste momento que já sinto que será textão! Tem um tempinho para isso? Se sim, vem comigo…
Nos últimos anos atendi muitas pessoas presencialmente e online e independente da queixa desta pessoa ser ansiedade, depressão ou apenas o desejo de parar de fumar, na maioria das vezes surgia o assunto “aquela pessoa…” em um tom de comparação, do tipo, “é que eu vejo que ela é tão feliz…. Porque eu não sou?”, “É que ele tem uma elegância e se veste tão bem que gostaria de ser exatamente como ele!” E claro que na maioria das vezes a “fonte” desta perfeição eram as redes sociais. Algumas vezes fui até surpreendido com pessoas me dizendo que queriam ter a minha vida e isso me fez pensar….
O que a maioria das pessoas entende como a minha vida é que eu tenho um super equilíbrio emocional, um casamento incrível e que sei muito bem todos os passos que darei no dia seguinte e por toda a minha vida, como se eu fosse “O” terapeuta que conhece todas as respostas – As frases que mais ouço são: “Queria ter a sua tranquilidade”, “Eric, queria saber o caminho como você”, “Quando crescer eu quero ser como você” e claro que a maioria destas frases são em tom de brincadeira, porém as pessoas têm a imagem que eu coloco no ar e só!
Ontem fiz uma live terapêutica, lareira ligada, fogo controlado, ambiente acolhedor e eu ali falando por 43 minutos, mas não é fácil acender aquela lareira, estava cansado do dia e por mais que estivesse desejoso de fazer a primeira live de 2021, também estava desejoso de tomar uma taça de vinho, relaxar no sofá e depois ir dormir.
Esta ideia de MUNDO perfeito que nós do desenvolvimento pessoal vivemos (na minha opinião) não é real, nem bem assim…. Todos nós passamos por momentos (menos) bons, momentos de dúvida e eu pelo menos tenho dias que tudo o que quero é estar longe de tudo e de todos e isso tudo faz parte do processo, faz parte da vida e apesar de ter consciência que ajudo centenas de pessoas a melhorar a sua vida, eu também busco ajuda para melhorar a minha! Já contratei coaches, já fiz terapia e neste momento iniciei um processo terapêutico para melhorar algumas áreas da minha vida que estão esquecidas.
Surpreso? Achava que eramos todos super-heróis e nascemos prontos e incríveis para combater os problemas mundo fora?
Hoje com 44 anos recém completados, olho para trás e vejo que tive um percurso difícil, de momentos que nem sabia qual era a direção e sendo mais sincero ainda, teve épocas em que nem sabia que tinha que escolher uma direção! Estranho? Complicado? Talvez…. E ainda hoje vivo os meus momentos de “erros” e acertos e posso até afirmar que nesta fase da minha vida tenho mais acertos do que erros, mas…. (sempre tem um mas…), ainda erro! A diferença é que olho para estes erros e me esforço para aprender com eles.
Acordo de mau humor às vezes, choro, às vezes tenho saudade de momentos e me arrependo de algumas coisas que fiz lá atrás ou há dias atrás, tenho dívidas e algumas bem altas e nem sempre consigo equilibrar tudo e sabe o que faço? Presto cada vez mais atenção em tudo e me esforço para ser uma pessoa melhor, mesmo que muitas pessoas não compreendam o que isso significa e sinceramente está tudo certo!
E tudo isso é simplesmente para você olhar para a sua vida e compreender que está tudo certo não estar diariamente feliz! Que está tudo certo, não viver cantarolando e pulando de alegria dia sim e outro também. Do lado de cá existe imperfeição e esforço e aí desse lado deve existir também imperfeição (ou negação), ops, isso escapou. Desculpe. Agora a pergunta que não quer calar é: “existe esforço?” Porque precisamos nos esforçar cada vez mais e não é para ser perfeito e incrível como algumas fotos nas redes sociais mostram, mas para sermos melhores (para nós mesmos), no dia a dia.
Talvez você seja uma daquelas pessoas que precisa seguir um Sr. Perfeitinho (pelo menos nas fotos e textos) e ok se quiser continuar fazendo isso, mas depois não reclame achando que nunca consegue chegar aquele patamar, ok? A vida é maravilhosa, como ela é e se acha que às vezes ela é injusta consigo, PÁRA TUDO e observe quais têm sido os seus passos, pois os resultados não caem do céu do nada! Eles são uma consequência daquilo que fazemos, certo?
Experimentar comer sem parar, não se exercitar e consumir inclusive alimentos ruins, vai ganhar 40, 50 kilos em pouquíssimos anos e depois vai culpar quem? As publicidades da televisão que lhe incentivaram? As estratégias inteligentes de marketing? Gasta todo o seu dinheiro com coisas erradas e depois, quando estiver vivendo na miséria olhe para o que fez e não será difícil de compreender! Claro, se não culpar os governantes, a globalização, os seus pais ou mesmo a desvalorização do dólar. Compreende?
Não acredito em felicidade absoluta e sempre disse isso! Não acredito em todos os dias felizes e talvez seja apenas eu que não viva isso e se outras pessoas vivem, ok, entendo “e” respeito, a grande questão aqui é que o MUNDO perfeito que vivo não existe. Quem me dera que fosse…. (rindo alto). Sinceramente acho que não tenho do que reclamar e a maioria das pessoas também não tem e se compreender isso, será grato pelo que tem, trabalhará para o que deseja melhorar e talvez faça isso com mais rapidez, quem sabe com mais lentidão e de qualquer forma chegará lá! Agora se passar a maior parte do tempo (ACREDITANDO) na vida feliz daquele ou daquela, sinto em lhe dizer que corre o risco de se tornar um colecionador de momentos frustrantes.
Por isso digo constantemente que o melhor é saber o que desejamos “de verdade” para focarmos naquilo e vivermos bem, mas sem a ilusão de mundo perfeito! Como dizia um grande amigo meu no Brasil: “As pessoas veem os momentos em que levanto a taça de vinho para brindar, mas desconhecem os tombos que dou e caio”. Nos bastidores as coisas nem sempre são IGUAIS ao que é apresentado.
Pense nisso, se quiser partilhe isso ou comente!
Até à próxima.
Ahhh e lembre-se que tenho um grupo novo no Telegram – Grupo VIP 2021, então se quiser fazer parte, entre lá! É gratuito – https://t.me/joinchat/TOpWj6IyhYuj3Mn4