Outro dia vi uma frase que era mais ou menos assim – “Prefiro uma verdade dolorida do que uma mentira que me iluda” e na prática sabemos que algumas pessoas não pensam assim, pois preferem viver na “ilusão” e isso se dá por inúmeros motivos…
Vou trazer aqui 5 verdades que acredito (aqui deste lado) que realmente podem “doer”, porém, “se” olhar para cada uma destas verdades, colocando compreensão, é muito possível que elas possam lhe ajudar. Claro que nesta altura do campeonato, já deve ter em mente que “apenas compreender” não resolve nada! É o início sim, mas colocar em prática é MESMO essencial.
Então vamos lá? Ahh, antes de avançarmos apenas quero lembrar que se ficar comigo até ao final desde texto, por favor deixe um comentário sobre o que acha deste texto, pode ser? Combinado?
Então, vamos a isso!
🛑 1. Vitimismo é coisa de coadjuvante, protagonistas assumem a responsabilidade.
Estou farto das pessoas que abraçam o “vitimismo” e vivem dia após dia assim vendendo para todas as pessoas o papel de “coitadinho” e como falo disso há muito tempo, tenho a certeza que algumas pessoas podem ler este texto “e” dizer: “Ahh Eric, mas o MEU CASO é completamente diferente, pois eu realmente estou sendo vitima de….” E senta que lá vem história triste!
Veja, a minha hora vale muito (€€) para ficarmos aqui brincando de possibilidades e dando a possibilidade que alguém tenha espaço para contar as suas historinhas e alimente o “monstrinho do vitimismo”, então sejamos honestos e objetivos, ok? Se quer estar na vida como “coadjuvante”, ok, está tudo bem, pode contar a historinha que desejar e continuar a receber os mesmos resultados todos os dias! Agora se quer ser protagonista, precisa assumir responsabilidades.
Há uma frase que amo e que peço que leia 224 vezes! (Brincadeirinha), mas leia quantas vezes for preciso até inteorizar: “Não culpe o vento, se foi você quem deixou a janela aberta”
Eu (Eric Pereira), já culpei pessoas, governantes e situações e sabe o que isso me trouxe? Momentos de mais frustrações e pessimismo, até que um dia entendi a importância de assumir as responsabilidades e “neste” jogo tudo é diferente e se não compreendeu bem, me mande uma mensagem que explico minuciosamente.
🛑 2. Focar naquilo que você não tem controlo só faz você ser um idiota.
Sem nenhuma dúvida esta é uma cena que desgasta qualquer pessoa emocionalmente. Eu já atendi inúmeros clientes em consultório que estavam em sofrimento justamente por não terem o controlo sobre as coisas e como o foco estava em “TER” o controlo, eles surtavam.
Preste atenção aqui bonitão, observe isso linda, a vida é espetacular, sensacional, porém não conseguimos controlar tudo e arrisco em dizer que não conseguimos controlar é nada, nandinha…. Por favor, coloque uma atenção especial na sua vida, quem sabe consiga avaliar os últimos 5 anos, 3 pelo menos! Conseguiu MESMO controlar tudo e todos?
Tenho o hábito de dizer que não devemos levar a vida tão a sério e digo isso de maneira séria… rssss! Não estou falando para fazer uma bagunça na sua vida, ok? Para ser irresponsável e não se importar, jamais! Apenas para fazer da melhor maneira possível, dar o seu melhor e deixar fluir….
Quem vive “controlando”, não tem controlo nenhum! Rs! Ops, falei.
🛑 3. O risco é parte do processo de crescimento, estabilidade não existe
Uma das frases que tenho tatuada na minha alma é “estabilidade não existe” e ouvi-a pela primeira vez dita pelo grande empresário Flávio Augusto que fala imenso sobre isso e muitas pessoas perdem grande parte da sua vida em busca de g.a.r.a.n.t.i.a.s, de estabilidade e isso nunca existiu… Olhe à sua volta e veja que as pessoas realmente felizes, elas arriscam e estou falando em todos os setores da vida!
Quando decidi vir morar em Portugal (2014), os meus amigos me chamaram louco, pois eu tinha uma vida ótima, reconhecimento profissional e iria largar tudo por uma aventura e nem sabiam eles que eu “JÁ” acreditava que naquela época eu não tinha nada, pois estabilidade não existe e vim, passei por situações complicadas (no primeiro ano) e hoje aqui estou eu tendo que gerir uma fila de espera para Mentoring e coaching (principalmente).
🛑 4. Resultados imediatos simplesmente não existem.
Isso é um facto e acho que em todos os setores da nossa vida! Não acha que vai casar e o resultado, neste caso a “felicidade”, será imediata, né? Conhece alguém que abriu um negócio e no final do primeiro mês atingiu os resultados esperados da época em que planejou abrir? Se não agir de maneira congruente, pensar com calma e INVESTIR tempo, jamais terá resultados, realmente como devem ser – “extraordinários”.
Esta semana, eu estava em um Mentoring e ouvi um dos participantes falou das suas expectativas. Nesse momento eu perguntei há quanto tempo ele tinha aquele negócio e ele respondeu: “4 meses”. Sinceramente, e mesmo respeitando-o, só depois de 1, 2 anos é que alguém pode dizer que entende melhor sobre aquele negócio e sabe porque eu (afirmo) isso? Porque uma pessoa com 4 meses de negócio, ainda não passou (na maioria dos casos) pelas dificuldades “do negócio” e acredite, elas existem…. É normal…
Ministro coaching a pessoas que desejam melhorar os seus negócios e quando estou falando com alguém com 4, 6 meses de negócio e com um com 1, 2 anos, é realmente completamente diferente! Na “maioria” das vezes são campeonatos completamente diferentes, então perceba que resultados imediatos simplesmente não existem.
🛑 5. Falhar faz parte, então esquece o mi mi mi e vá aprender
Casei aos 15 anos, fui pai aos 16, assumi a gerência de uma empresa de seguros de saúde aos 18, ganhei meu primeiro 1 milhão de dólares antes dos 30 anos. Também perdi família, não vi os meus filhos darem os primeiros passos, dois casamentos fracassados e além de perder todo este dinheiro, criei dívidas maiores que isso! Falhei? (rindo alto), falhei inúmeras vezes e claro que tive uma fase de ser o campeão internacional do “mi mi mi” e nada se resolveu!
Hoje não existe mi mi mi, tudo para mim “é” aprendizagem! Abandonei o controlo e aprendi a deixar fluir, então sem medo de errar eu digo – Respire fundo, redobre a sua atenção e aprenda… E lembre-se “por favor” que para aprender é necessário estar aberto, ouvir com atenção, interiorizar, se permitir e com certeza absoluta é estar disponível.
Os meus cursos que têm mais pessoas são os de “Auto-Hipnose” e antes de ensinar como uma pessoa consegue realmente entrar em estado de auto-hipnose e transformar a sua vida, bato forte na ideia de estar disponível e sabe porquê? Porque nestes últimos 21 anos transformando a vida das pessoas, uma coisa que ficou muito clara “pra mim” é que a maioria das pessoas quer, mas não está DISPONÍVEL! E entre querer muito e estar disponível existe um “abismo” gigante e muitas pessoas nem entendem isso.
Uma das minhas habilidades em minhas sessões é justamente estar ali, lado a lado com as pessoas ajudando-as a compreender este pequeno, mas muito importante “detalhe”, que é estar disponível.
Então, gostou deste artigo? Fez sentido para si?
Acredita que somará no seu processo de aprendizagem? Aguardo as suas respostas, se ficou até o final.
Fique bem!🤩
E aproveite para participar do meu Grupo Vip no Telegram, é so clicar aqui!